Parte Subjetiva

A Epopéia

Quando estávamos no terceiro ano do Bacharelado em Ciência da Computação, trabalhávamos na SI (Seção de Informática) do IME-USP. Éramos encarregados da assistência técnica para todo tipo de problema que surgia nos equipamentos do Instituto. Nosso serviço ia desde instalar um sistema Linux em uma máquina e configurar alguns serviços, até trocar uma placa de rede queimada.

Isso não era nenhum trabalho acadêmico, mas foi muito construtivo, pois acreditamos que a pessoa tem que ter conhecimentos gerais em toda área da computação, incluindo até mesmo a parte técnica. Tudo ajuda para a formação do indivíduo.

Na época, quem ocupava o cargo de administrador da rede IME era o ex-BCC Alex Camargo. Um dia ele chegou com uma proposta para nós: estudar LDAP para uma futura implantação de um servidor no IME, visando integrar a autenticação dos clientes Windows e Linux/Unix atendidos pela nossa rede.

Na época, o nosso amigo Paulo Cheque trabalhava conosco no SI e fazia parte de nossa equipe no projeto, mas ele não está mais entre nós... Hoje ele é um fiel discípulo do professor Fabio Kon e faz o seu trabalho de formatura sob a sua orientação.

No fatídigo dia em que o Alex apresentou para nós a proposta, nunca havíamos ouvido falar em LDAP. Ele então explicou o que era e começamos a estudar sobre o assunto. LDAP não era tão divulgado na época como é atualmente. Ele estava numa época de trevas onde não existia muita documentação, algumas das que existiam eram desatualizadas e não seguiam nenhum padrão. Além disso, alguns programas que tinham que ser usados não existiam na forma de pacotes do Debian com suporte a TLS.

Na época, o Debian havia sido a distribuição Linux escolhida, pois era o padrão no Instituto e além disso nós já estávamos bem familiarizados com ela. Depois foi decidido que usaríamos a distribuição brasileira Kurumin, que tem compatibilidade com o Debian. Inclusive utiliza os mesmos repositórios de pacotes. Hoje, a que estamos usando é a distribuição Ubuntu, pois apesar de ser relativamente nova, já está bem madura hoje em dia. Além disso, ela tem pacotes mais novos e estáveis do que os da distribuição original Debian.