INPE IME

Instituto de Matemática e Estatística

Universidade de São Paulo

Trabalho de Formatura supervisionado - Bacharelato em Ciência da Computação

Aluno: António Augusto Tavares Martins Miranda.

Orientadora: Profa. Dra. Ana Cristina Vieira de Melo.

Proposta

Tema

Simulador de Eventos modelados em Statecharts (SES).

Contextualização

Devido a importância e a necessidade de validação de softwares críticos de forma robusta e com elevado grau de realismo em balões estratosféricos, foi proposto pelos pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a implementação de um simulador de eventos espaciais modelados em Statecharts para gerar casos de testes. Este simulador aplicaria estratégias de passeios sobre a máquina de estados finitos, gerado a partir da modelagem em Statecharts do evento espacial, para gerar as mais variadas simulações.

Motivação

Nos tempos de hoje, devido ao grande aumento do uso de sistemas computacionais, a atividade de teste de software é indispensável para garantir a qualidade e a confiabilidade de qualquer tipo de software. É indispensável submeter o software a casos de testes realistas, isto é, coerentes com o ambiente de operação do mesmo.

O uso de simuladores para a geração dos casos de testes mais realistas é muito comum na atividade de teste de softwares críticos, já que muitas vezes é inviável testar o software diretamente no seu ambiente de operação. No caso de softwares embarcados críticos, muitas vezes se não for garantido um elevado grau de robustez dos mesmos, corre-se um grande risco de perda permanente de equipamentos valiosos, causar danos ambientais e também de perda de vidas.

Portanto, é de extrema importância que softwares, principalmente os de missão crítica, sejam testados com o máximo de fidelidade possível em relação aos seus ambientes de operação, prevenindo assim eventuais falhas.

Objetivo

Além da produção de amostras de eventos com um grau de realismo aceitável, ao ponto de serem usadas como casos de testes em softwares críticos, o objetivo deste trabalho é também propor uma possível abordagem para se realizar e automatizar testes de software baseados em modelos.

Cronograma de atividades

Atividade Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro
Revisão dos conceitos básicos de teste e validação de software X X X
Estudo dos "Statecharts" usados para gerar casos de testes X X
Estudo do código do simulador X X
Implementação do SES X X X
Monografia, apresentação e poster X

Bibliografia Inicial

Material Produzido