Ferramentas do usuário


Qual minha quota mensal de impressão?

75 páginas

Como faço para saber quantas páginas restantes eu tenho na minha quota?

Abra um terminal e digite:

$ quotap

A impressora não está imprimindo, o que faço?

Primeiramente, não mande o trabalho de impressão várias vezes, pois isso fará com que você perca quota de impressão. Para tentar diagnosticar o problema, verifique as seguintes coisas:

  • A fila de impressão

Naturalmente, a impressora só pode imprimir uma coisa de cada vez. Por isso, quando você envia um documento para ser impresso (através de um programa gráfico ou através do comando lpr), o documento fica numa “fila” aguardando a impressora terminar o que está fazendo. Conforme usuáros vão mandando trabalhos, estes vão entrando na fila. Assim que a impressora fica disponível, ela pega o trabalho que está na frente da fila e começa a imprimí-lo.

Para exibir a fila de impressão, abra um navegador e acesse http://cups.linux.ime.usp.br/jobs. Se houver trabalhos na sua frente, esse é um bom motivo para o seu ainda não ter sido impresso.

  • A quota de impressão

Verifique se você não estourou a sua quota de impressão. Para tanto, veja a seção Como faço para saber quantas folhas restantes eu tenha na minha quota?.

  • Impressora travou/sem papel

Na frente de todas as impressoras existem visores em que você pode ver mensagens (de erro, por exemplo). Verifique se a impressora está travada ou sem papel. Se isso aconteceu, chame um administrador na sala da administração.

Existe alguma maneira de cancelar minhas impressões?

Sim, acesse http://cups.linux.ime.usp.br e entre no link Jobs. Encontre seu trabalho na lista, clique em Cancel Job e digite sua senha.

Posso trazer papel de casa e imprimir sem gastar a quota?

Não, pois, mesmo que você não utilizasse as folhas da Rede Linux, estaria utilizando a tinta das impressoras.

Como funciona o scanner?

Na frente do scanner existe um papel explicando todo o procedimento para fazer um escaneamento.

Onde ficam as impressoras/scanner?

Na sala 127a.