Liga Solidária

Organização social sem fins lucrativos que desenvolve programas socioeducativos e de cidadania para crianças e famílias das comunidades carentes que atendem.

Contato Inicial

Conheci a Instituição em 2013, com a campanha “AAAMat Solidária” promovida pela Atlética do IME, na qual fomos em um grupo de vinte pessoas visitar as crianças de um abrigo, passando o dia inteiro com elas, desenvolvendo atividades esportivas e recreativas. Também levamos as doações de roupas e brinquedos arrecadados na campanha.

Em meados de Março, fui atrás do site, enviei um e-mail me candidatando para o voluntariado. Em resposta me informaram que dia 21/03 haveria uma palestra e treinamento na sede da Liga Solidária, que compareci. Começou às 10h daquele sábado, fui muito bem-recebido, havia salgados e sucos e então começou a palestra, na qual relataram os diversos trabalhos e projetos da Liga. Preenchemos um formulário com nossas aptidões, áreas de interesse e com qual tipo de público gostaríamos de trabalhar: crianças e adolescentes, idosos ou na área administrativa, contatando empresas e captando recursos. Fomos separados em três grandes grupos de acordo com a resposta anterior e assim, me dirigi à mesa de Crianças e Adolescentes. Cada um do grupo, cerca de quinze pessoas, foi interrogado ali mesmo sobre suas habilidades, experiências, o porquê do interesse, dias e horários livres, programas que mais gostou, etc. Assim, acertou-se mais ou menos de que forma cada um participaria e que a Liga entraria em contato para uma entrevista individual.

Minha entrevista foi agendada para duas semanas depois (07/04). Me reuni no provável abrigo onde eu trabalharia, com o psicólogo, o assistente social e uma funcionária da Liga Solidária que estava naquele treinamento inicial. Fiquei lá por algumas horas, conversando sobre como eu poderia ajudar; quais comportamentos, falas, ações eu deveria evitar e os motivos por trás disso. Ao final, me mostraram os cômodos da casa e conheci alguns dos internos. Fiquei no aguardo, então, da data para eu voltar à sede da Liga e assinar o termo do Voluntário e poder iniciar meu trabalho de reforço escolar, que foi marcada dia 16/04, quando assinei a papelada, revisaram algumas instruções e marcamos meus horários: terças-feiras das 15h às 17h e a data de início: 28 de Abril.