Ensino de Computação na Educação Básica

Resumo

Este trabalho consiste em um projeto educacional, que propõe a criação de um modelo de curso de computação para crianças no Ensino Fundamental, com base em padrões internacionais de diretrizes curriculares, bem como, expôr os desafios encontrados no decorrer das aulas. Pretende-se ainda, avaliar a qualidade das ferramentas pedagógicas utilizadas e o desempenho dos alunos.

O curso foi aplicado na Escola Estadual Jornalista Wandyck de Freitas, em Taboão da Serra, com aulas semanais de 45 minutos cada, durante um semestre escolar, para 56 alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental.

Elementos do trabalho

Parte subjetiva

Neste ano comecei a lecionar Computação para crianças, passando pela Educação Infantil até o Ensino Médio (público que atendo no momento) e esse tipo de trabalho mostrou-se extremamente agradável para mim. Contudo, apenas com a mudança da grade curricular do BCC e inclusão das disciplinas MAC0213 e MAC0214 senti abertura do curso para lidar com questões mais sociais, optando assim por realizar o TCC dentro desse âmbito pedagógico.

Montar esse curso com aulas lúdicas e didáticas, de forma a agradar os pequenos e ao mesmo tempo transmitir o conteúdo, requereu grande trabalho, uma vez que o material disponível nessa área ainda é escasso e deveras recente (em constante renovação e ampliação). As ferramentas pedagógicas utilizadas foram escolhidas a dedo, atentando sempre para uma interface agradável e trabalhando com linguagens em blocos de arrastar e soltar, evitando obstáculos como sintaxe.

Nesse contexto, sentiu-se forte desprezo de alguns docentes sobre o tema, bem como, a carência do Departamento em relação a projetos, disciplinas e material sobre esse assunto (o pouco que encontrei é bastante obsoleto, de décadas atrás, inclusive sugerindo que aguardássemos a chegada de novas ferramentas para o ensino de computação). Bom, elas foram e vêm sendo criadas, ávidas para serem exploradas! Seja em MAC0110, nos cursos de Licenciatura, nos outros Institutos, em novas disciplinas, em projetos de extensão, em cursos no CEC.

Não mencionarei minhas frustrações com o curso, uma vez que a grade curricular foi recém-reformulada e todas essas mudanças me pareceram um enorme avanço, confrontando de frente o anacronismo de certos aspectos institucionais. Restam, assim, frustrações de caráter pessoal, como a falta de conciliação do trabalho com a faculdade (entre outras esferas sociais), resultando na sensação de poder ter se dedicado melhor ao projeto, corrigindo mais rapidamente falhas emergentes e atentando mais para os detalhes, como a caótica criação de contas em todas as plataformas.

Para encerrar, restam duas aulas do projeto para serem aplicadas, que terminarão junto com o calendário escolar (dia 02/12). Pretendo ainda, estender o projeto para durar um ano, entretanto, meu desejo latente seria montar uma grade computacional para cada série do Ensino Fundamental, acompanhando seu desenvolvimento ao longo dos anos. Quem sabe um dia...