Caminhos no Bacharelado em Ciência da Computação
Aqui deixarei as minhas notas de aula desta relevante matéria.
Não basta um dia de trabalho
O Gênesis já dizia que estamos nesta terra condenados a viver do suor de nossos rostos. Por conseguinte, obviamente não houve aula no dia primeiro de maio, o tão famigerado e laboriante dia do trabalho. Ademais, nossos pios colegas do Centro Acadêmico, legítimos representantes dos trabalhadorse e sempre motivados pelas mais nobres aspirações de amor ao próximo, julgaram por bem paralisar toda a faculdade por causa de um suposto apoio à mobilização por implementação de cotas para transsexuais.
Nossos colegas tanssexuais ficaram tão extasiados que até se esqueceram de dar suas opiniões e de participar do bloqueio das entradas da faculdade. Foi tanta gente que, para os oponentes não ficarem muito mal na foto, decidiram bloquear apenas um dos portões, e por apenas alguns minutos: foi uma homenagem aos acadêmicos do Instituto de Física e de Literatura, relembrando a todos da relatividade e fugacidade do tempo. Como diria o grande poeta mexicano Otavio Paz, cada instante é eterno.
O êxtase de referidos colegas foi enorme, como se ninguém nem sequer os tivesse consultado. Afinal de contas, não é preciso falarmos nós mesmos se temos tão bondosos amigos de partido capazes de falar cada palavra por nós, da maneira correta, e enfiar o que quiserem em nossas bocas, sempre que quiserem, e acusar os outros de enfiarem coisas forçosamente nos buracos dos outros.
Um dia de sorte no meio de abril
Foi um dia especial para o professor Paulo Meirelles, que teve a incrível honra sobre a trilha de sistemas de software.
Aprendemos bastante sobre os cursos de engenharia de software, bem como a sequência recomendada para concluí-los. Também aprendemos sobre a aplicação da informática na educação.
Pessoalmente sempre acho muito legal essa pegada interdisciplinar. A computação é uma ferramenta, e deveria servir para resolver os problemas sociais e científicos das mais diversas matérias.
Assim como cada ser humano da Terra, nenhuma área do conhecimento existe de forma totalmente isolada. Somos todos interdependentes e temos importância para todos do mundo e cada segmento de investigação acadêmica.
Dez de abril no Bananil
O céu continua lindo e o país, uma bosta. Aprendemos sobre computação musical. Como não podia faltar nesta terra "májica" chamada Bostil, foi necessário fazer uma gambiarra para o som sair direito. Como a aula não fora preparada de antemão e a infraestrutura sonora tampouco, tivemos que nos contentar com uma saída mono até a hora da saída, o que nos impediu de presenciar todos os efeitos sonoros supostamente planejados para exibição.
A propósito, a aula começou com atraso porque tivemos que trocar de sala porque a infraestrutura sonora não fora preparada de antemão ao quadrado. É fascinante ver esta confluência májica entre a bostilidade e o mundo da matemájica exponencial. E nem chegamos ainda ao ano das eleições presidenciais, em que o cidadão bananônico vai em massa às urnas decidir quem é o maior palhaço da ré púbica.
Quatro de abril de 1500
Continuamos navegando em nossa intrépida jornada rumo ao conhecimento. Desta vez, Fabio Kon nos mostrou como ser bem-sucedido no BCC do IME. Não pude assistir à apresentação inteira porque tivemos o Café do BCC antes. Na ocasião os estudantes se reuniram para discutir a participação da USP no ENADE. Embora todos estivessem entusiasmados para participar d uma avaliação elaborada por isentos, esclarecidos e qualificados integrantes do governo brasileiro, constatou-se que não era um assunto urgente, pois já não seria possível participar neste ano.
Por conta disso, todos relaxaram e decidiram se ocupar de temas mais urgentes. Afinal de contas, este é um assunto para daqui a três anos, quando a USP já estiver participando do ENADE há dois anos e muitos, senão a maioria dos participantes da reunião deverão realizar o exame como prováveis concluintes.
Quanto à palestra em si, cumpre dizer que foi bem elucidativa. Para ser bem-sucedido, basta se esforçar para ter presença e boas notas, sem ser medíocre. Deve ser mesmo uma grande novidade para todo o corpo discente da Computação, não é mesmo?
27 de março de 2025
Continuamos conhecendo melhor a trilha de teoria da computação, especificamente os módulos de algoritmos e otimização. É muito interessante, pois me interesso bastante por mainframes e computação de alto desempenho. Seria um prazer trabalhar com isso, botando a mão na massa e aprendendo na prática. Com isso, combino o que já aprendi com compilação com as estruturas de dados mais eficientes, além das teorias que as embasam. Adoro o IME!
20 de março de 2025
Hoje tivemos uma breve apresentação sobre as possíveis trilhas que podem ser seguidas no Bacharelado. No entanto, o foco de hoje foi a trilha de Teoria da Computação, mais especificamente as matérias obrigatórias e optativas referentes a algoritmos. Foi muito interessante ver como essa trilha tangencia um pouco a segurança de dados e é relevante para a computação de alto desempenho, com diversas abordagens para criptografia e otimização.
Seis de março de 2025
Hoje aprendemos a importância de não se sobrecarregar na graduação, para ser um estudante feliz e bem-sucedido. Queria ter sabido mais sobre isso antes de colocar 30 créditos na minha grade deste semestre. Certamente terei que pleitear trancamento parcial de algumas matérias! E uma pena ter que escolher e rejeitar matérias assim.
Todas parecem tão legais!