Centrifuga Seletora
Projeto desenvolvido durante o ano de 2017 em conjunto com alunos dos institutos de Farmácia, Biologia e Biociências para o iGEM, uma competição mundial de biologia Sintética que ocorre em Boston. O objetivo do projeto era produzir teia de aranha por meio de algas geneticamente modificadas. Esta microcentrifuga foi usada em diversos procedimentos laboratorias durante o desenvolvimento das pesquisas e continua em uso até hoje. Na competição recebemos a medalha de prata.
Nós no iGEM
Construida baseada em um Arduíno, possui código e hardware livre, é plenamente funcional e com um custo de fabricação para prototipo de apenas R$200.00, o que quando comparada com uma centrifuga do mesmo porte comerciais é cerca de 90% mais barata. Ideal para quem deseja construir seu laboratório DIY. Junto a ele foi desenvolvida tambem uma cuba para eletroforese e um fotodocumentador. A documentação, manual de construção, códigos e lista de peças pode ser encontrada na Wiki do iGEM.
Placa principal da Centrífuga Trilhas do circuito gravadas pelo método fotoresistivo
Esta centrífuga já foi exposta em diversos eventos, como o Fablearn, FAZ redbull, Digifab Conference 2017 em Boston, entre vários outros, devido a seu ótimo desempenho.
Eu no Fablearn-USP
DigiFab Con
Entre suas características ela tem capacidade para atingir aproximadamente 15000RPM's, possui função spin, modos diversos de aceleração e desaceleração, contagem de RPM e força G, e funciomanento programável. Entre uma de suas mensões ela foi citada no blog da Adafruit, uma das maiores empresas de componentes para Arduíno.
Interior da centrifuga Mensagem em caso de erro
Construida toda em MDF, com partes impressas em 3D, confeccionada usando-se ferramentas de fabricação digital, pode ser facilmente replicada em qualquer fablab, basta ter alguns equipamentos como cortadora laser e impressora 3D. Para mais detalhes acesse a Wiki do iGEM e baixe o poster.