Violuino: Arduíno soando como violão

A ideia

Projeto originalmente criado para a exposição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da USP de 2017, é uma união entre Arduíno e a linguagem de programação PureData. Com um hardware bem simples utilizando apenas um sensor ultrasônico HC-SR04. Em essência, o arduíno coleta os dados de distância vindo do sensor ultrasônico, envia esses dados via serial para a aplicação em puredata que mapeia os dados de distância em frequências sonoras. A partir dessas frequências poderíamos sintetizar qualquer som, mas para este caso, decidi sintetizar um som de violão utilizando um algoritmo fantástico para a sintetização de sons de corda chamado Karplus-Strong.

Software implementado em Pd que sintetiza o som.

Utilizando como base um projeto proposto na disciplina "Computação musical" uma entrada para arquivos midi foi colocada, de forma que o violão toque seguindo algum dos canais do arquivo midi selecionado. Assim como também foram dispostos alguns efeitos os quais podem ser colocados sobre o som sintetizado, como Reverb, Phaser e Flanger, além de possuir tambem o controle para um vibrato.

Esquema de montagem

A montagem do hardware é simples, basta a fundamental ligação do sensor ultrasônico no arduíno como indica no próprio tutorial do sensor, e isto é tudo. O software a ser embarcado no arduino esta disponível junto com os patches em puredata nesse link.

Após montar o hardware, iniciar o arduino e subir o programa, basta iniciar o puredata e baixar as bibliotecas freeverb, cyclone, zexy e pdDuino. Após isto, reinicie o puredata, inicie a aplicação principal cujo nome é "Violuino.pd", dentro do patch clique onde esta escrito "device" e na sequência em "open", inicie o DSP e verifique se no terminal do puredata estão sendo mostrados valores recebidos pela serial ao passar um obstaculo sobre o senso de distância. É possivel verificar os diversos controles dos efeitos nessa mesma tela, assim como a entrada para arquivos midi, nela pode se selecionar um canal manualmente ou escolher o canal o qual possui mais notas (modo automatico). A partir desse instante, se tudo correr bem já sera possivel escutar sons de violão ao se passar um obstáculo sobre o sensor, cuja a frequencia varia com a distancia proporcionalmente.

Esta página esta em construção, dados mais detalhados serão dados em breve.