Bruno Takahashi C. de Oliveira

Computação / HP-All-In-One USB Howto

Voltar à página de Computação

Propósito

Este HOWTO explica suscintamente como configurar sua multifuncional impressora/scanner HP no Linux, utilizando o driver HPLIP da HP. Escrevi-o porque tive alguma dificuldade em reunir a informação necessária, então creio ser útil compilá-la num só lugar na forma de um HOWTO simples e direto ao ponto.

Escopo: Este howto explica como instalar uma impressora HP com conexão USB. A minha é uma HP PSC 1315.

Copyright

Este texto é Copyright © 2005 Bruno Takahashi Carvalhas de Oliveira. Todos os direitos reservados. Você pode livremente distribuir este texto, desde que preserve esta nota de copyright.

O que não fazer

Não instale o HPOJ. O HPOJ é um driver antigo que serve para impressoras da HP conectadas por porta paralela e modelos USB antigos. O driver que você quer é o HPLIP.

Alguns sites vão te falar para instalar os dois, um para imprimir e outro para scanear. Balela. O HPLIP faz os dois. O HPLIP e o HPOJ são mutuamente exclusivos, isto é, somente um pode estar em controle de um dado dispositivo.

Concluindo: Não ao HPOJ. Sim ao HPLIP. Simples.

Instalando o software necessário

Você precisará dos seguintes programas para que tudo funcione:

Instale o foomatic

Se sua distribuição fornece um pacote para instalar o Foomatic, use-o. Se não, baixe-o de:

http://www.linuxprinting.org

Baixe de lá também o banco de dados foomatic-db-hpijs e siga suas instruções de instalação.

Instale o driver HPLIP

No gentoo:

root@maquina# USE=scanner ACCEPT_KEYWORDS=~x86 emerge hplip

Outras distribuições: instale o pacote correspondente, ou siga as instruções do site do HPLIP:

http://hpinkjet.sourceforge.net

Gere o PPD para o CUPS

Procure seu modelo de impressora em /usr/share/foomatic/db/source/printer. Se não encontrar lá, você não instalou o foomatic-db-hpijs certo. Pode ser que na sua distro esse diretório esteja em outro lugar, claro.

Uma vez encontrada, dê o comando segunte: (é tudo uma linha só, pode aparecer quebrada porque é muito longa para caber aqui na sua janela, mas digite-a como uma única linha):

root@maquina# foomatic-ppdfile -p seu_modelo_aqui >/usr/share/cups/model/MinhaHP.ppd

Substitua o seu_modelo_aqui pelo modelo de sua impressora que você encontrou no diretório, mas sem a extensão .xml. Por exemplo, o comando para a minha impressora foi:

root@maquina# foomatic-ppdfile -p HP-PSC_1310 >/usr/share/cups/model/MinhaHP.ppd

Naturalmente, verifique também que /usr/share/cups/model é realmente o diretório de modelos de impressoras do seu CUPS. Você vai saber que é se der uma olhada e lá houver vários arquivos com extensão PPD.

Configurando o CUPS

Agora inicie os serviços:

root@maquina# /etc/init.d/hplip start; /etc/init.d/cupsd start

Pode ser que você precise adaptar isso para sua distro. Naturalmente se o cups já estiver rodando, use restart ao invés de start.

Agora dê o comando:

root@maquina# lpinfo -v

Você deve ver, dentre a lista de dispositivos, algum que diga hp:/usb/seu_modelo_aqui?serial=BLABLABLA. Se tiver, pule o próximo parágrafo.

Se tiver um no_device_found é porque não está funcionando. Nesse caso tente parar o HPLIP, parar o CUPS, desligar sua impressora, ligá-la de novo, iniciar o HPLIP e iniciar o CUPS. Se mesmo assim não der, tente fazer o mesmo de novo, mas descarregando o módulo usblp do kernel e carregando ele de novo. O quê? O seu kernel não tem usblp? Então está explicado. Precisa. Recompile seu kernel com suporte a impressoras USB.

Abra seu browser. Aponte ele para http://localhost:631

Sim, você está administrando sua máquina mesmo, não é um site na internet. Vá em "Printers", clique "Add Printer", preencha "Name" como quiser, clique "Continue". Na caixa "Device", selecione hp:/usb/seu_modelo_aqui?serial=BLABLA. Se não tiver isso, não vai dar certo. Clique "Continue". Na caixa "Make", selecione "HP" e clique "Continue". Na próxima tela "Model", selecione "HP Meu Modelo Aqui Foomatic/hpijs". Se ela não estiver lá é porque você fez algo errado. Não tente aproximar com "HP Deskjet Series" ou algo do tipo porque não dá certo. Clique "Continue". Pronto, sua impressora foi adicionada.

Volte para a página de impressoras, clique "Configure Printer". Na caixa "Printout Mode", selecione "Normal (color cartridge)" e na caixa "Resolution, Quality, InkType, Media Type" selecione "300dpi, Black + Color Cart.". Isso vai fazer a impressora usar o cartucho preto para imprimir preto e o cartucho colorido para imprimir cores (deveria ser óbvio mas se não configurar isso a impressora é idiota e usa o cartucho colorido para imprimir preto). Quando terminar, clique Continue e pronto.

Agora tente imprimir alguma coisa usando OpenOffice ou sei lá o que mais. Pelo menos a parte de impressão deve estar funcionando.

Scanner

Para usar o scanner é fácil também. Primeiro verifique que você de fato tem o backend chamado hpaio no SANE. Ele vem junto com o HPLIP então deveria estar instalado. Para isso, veja:

root@maquina# ls /usr/lib/sane/libsane-hpaio*

Se não listar nada, é porque não tem e tem algo errado com a sua instalação. Se houver os arquivos libsane-hpaio.so, etc, verifique eles de fato estão lá e não são por exemplo links quebrados.

Estando tudo OK, edite o arquivo /etc/sane.d/dll.conf. Delete tudo que tem lá e ponha uma única linha dizendo hpaio. Isso vai fazer o sane reconhecer somente o scanner HP que você tem. Se você tem algum outro scanner deixe também a linha que lhe corresponde. Mas você não tem outro scanner. Ninguém tem, sejamos realistas.

Dê o seguinte comando:

root@maquina# scanimage -L

Isso deve listar o seu dispositivo como hpaio:/usb/seu_modelo?serial=BLABLA. Agora é só executar o xsane e divertir-se com seu scanner.

Fim do HOWTO.