code, shape and meaning

a study about arts and computing.


apreciação pessoal:

Um dos pontos que mais me motivou na condução deste trabalho foi poder investigar e apresentar um mundo pelo qual sou extremamente apaixonado. Outro fator de realização pessoal foi poder deixar de lado por um momento a busca pelo funcional e pelo eficiente, para entender como a computação vem sendo usada na potencialização da criatividade e da expressividade.

A vontade de fazer um trabalho neste tema veio após uma iniciação científica que fiz sobre arte generativa no segundo semestre de 2017. Na época, acabei sendo mais prático, desenvolvi algumas obras e aprendi um pouquinho sobre arte generativa conceitualmente. Vi no TCC uma oportunidade de “dar sequência” ao trabalho desenvolvido anteriormente, mas dessa vez, fazendo uma extensa pesquisa e experimentos artísticos que investigassem e apresentassem o mundo da arte computacional e da relação entre computação e arte para além de uma prática ou outra.

No processo de desenvolvimento deste projeto, e pela pouca familiaridade com o mundo acadêmico das artes, vi a necessidade de fazer uma pesquisa bastante extensa e que me foi muito enriquecedora. Li diversos livros e artigos sobre arte; fui atrás de artistas e exemplos de obras; conduzi uma entrevista com um artista e professor que trabalha na área da arte-tecnologia; e destinei um bom tempo e esforço para criar minhas próprias obras. Tarefas que me deram muito trabalho mas que me encheram de orgulho no fim.

Nestes últimos 8 meses, mais do que desenvolver um projeto que me permitisse concluir a graduação, acabei descobrindo, desenvolvendo repertório e iniciando um portfólio artístico e acadêmico de um universo que pretendo continuar explorando e respirando!

Author: Caio Barrocal Fernandes
Supervisor: Daniela Kutschat Hanns