Cyberteacher
Hoje em dia a Internet e a melhor ferramenta para o apoio a alunos e professores. Esses podem conseguir sugestões, exercícios e exemplos que poderão vir a ser usados no dia a dia. As moléculas tridimensionais que no passado só podiam ser visualizadas com bolinhas de isopor e palitos de dente, hoje são mostradas com a ajuda de animações em 3D e retroprojetores. Os alunos q antes tinham apenas exercícios do livro para praticar, hoje recorrem a Internet como uma central de informações e apoio. As duvidas mais comuns e também as mais inteligentes podem ser tiradas na Web, as vezes ate em tempo real, através do uso de chats. Mailing Lists distribuem a todas as dúvidas e a resolução das próprias.
Não apenas a Internet está envolvida nessa revolução. Computadores equipados com CD-ROM podem ser usados na sala de aula para complementar explicações, dando exemplos e apresentando alternativas para o fim da monotonia, criando possibilidades incríveis. Vemos aulas interativas sendo dadas, fazendo com que o aprendizado seja mais interessante e menos maçante. Essas alternativas são apresentadas a professores que estão aptos a evoluir e cabe a eles dar essa alternativa aos seus alunos, seja de 1º, 2º e 3º grau. Não há dúvida que todos nós aprenderemos muito mais com ajuda desses aparatos. Provavelmente está tendência irá continuar e se estabelecer como padrão.
Existem aqueles que execram essa idéia, por defender a tese de que o ensino é passado de ser humano para ser humano, e que as máquinas apresentam um tipo de ensino muito simples e superficial, captando a atenção dos estudantes através de imagens, sons e vídeos. Com certeza isso é um perigo, por poder se tornar algo fútil e banal. Nem sempre uma animação em 3D no mais recente e cheio de recursos programa pode substituir uma explicação de um especialista no assunto. Mas com certeza, ela pode ajudar, fazendo com que a aula se torne uma espécie de show onde os alunos se sintam realmente entretidos.
Um ótimo exemplo dessa tecnologia é o livro Chemistry: Matter, Reaction and Change. Escrito por Peter Atkins, esses livro vem acompanhado de dois CDs. Um deles cheio de questões, vídeos, exemplos e programas úteis aos estudantes de química. O outro é um complemento ao livro, com mais animações e vídeos, que com certeza ajudam os alunos a se familiarizar com essa matéria.
É claro que a figura do professor é algo que não pode ser simplesmente excluída, deletada como uma figura num documento. Ele ainda se faz presente como um guia, cuja tarefa é mostrar aos alunos todas as maravilhas desse admirável mundo novo, onde temos acesso a informações que nunca imaginávamos ter. A cada dia esse mar de informações parece se expandir, seja através de novas tecnologias ou de novos assuntos a serem explorados. Somos então bombardeados por novidades, curiosidades e inutilidades. Cabe a nos escolher, filtrar o que deve ser assimilado.
A conclusão que chegamos é que desde que os computadores pessoais foram criados, nosso mundo nunca mais foi e será o mesmo. Nossa idéia de informação foi completamente mudada. Nosso estilo de vida, as regras que regem a sociedade se alteraram. As mudanças no modo de se transmitir conhecimento foi alterada de tal forma que o passado parece ser cada vez mais monótono. Os dias de giz e quadro-negro vão lentamente desaparecendo e ficando no passado. Projetores, canhões de vídeo, todos esses e outros equipamentos nos abrem um novo horizonte. A Internet hoje se tornou mais do que um grande banco de dados. Suas extensões hoje são ilimitadas, juntamente com o seu tamanho. A química hoje está ligada à Internet de um modo que para ela é essencial. A troca de informações que pode ser feita através dela liga cientistas, alunos, químicos em geral do mundo todo.