Proposta do trabalho de formatura de César Seragiotto,
sobre Criptografia baseada em Identidade.
Introdução: Quase tão antiga quanto a própria escrita, a criptografia é a arte de proteger informação transformando-a num formato ininteligível, de modo que apenas quem possua uma chave secreta possa recuperá-la. Mensagens criptografadas algumas vezes podem ser quebradas por criptoanálise, embora técnicas modernas de criptografia sejam virtualmente inquebráveis.
Há dois tipos de criptografia: simétrica e assimétrica. Algoritmos simétricos usam a mesma chave para encriptar e decriptar uma mensagem; já os assimétricos usam uma chave para encriptar e uma chave diferente para a decriptação.
Motivação: Esquemas de criptografia baseados em identidade solucionam um dos problemas dos criptossistemas assimétricos: não há mais necessidade de um repositório de chaves públicas (embora ainda deva haver confiança na autoridade certificadora).
Objetivo: Durante essa iniciação científica, estudarei pelo menos dois algoritmos: de Shamyr, primeiro a mencionar a possibilidade de tal esquema e de Clifford Cocks que propôs uma implementação eficiente (na opinião dele).
Cronograma: Planeja-se fazer um estudo aprofundado dos algoritmos, compará-los e implementá-los (provavelmente em Java) e documentar, paralelamente, todos estes passos. Prevê-se que seja gasto um mês no estudo de cada algoritmo, um mes adicional para implementação e mais um para finalizar a confecção da monografia. Caso haja folgas no cronograma, incluirei no projeto o algoritmo de Franklin e Boneh.
Estrutura esperada: O trabalho será dividido em duas partes: a primeira será como um relatório de iniciação científica entregue às agências de fomento. Já a segunda discorrerá sobre minha experiência pessoal durante o projeto.
Referências: