Alguns Conceitos Aprendidos



Cadernos

Um caderno é uma estrutura composta por várias páginas. Estas páginas que compõe o caderno são impressas na Gráfica todas ao mesmo tempo, em um único papel de grande dimensão. Após a impressão, este é dobrado e cortado. Após o processo, a revista já sai com a correta ordem das páginas.

Por isso, quando se precisa criar a estrutura de uma revista, pensa-se primeiramente na sua composição em número de cadernos. Dependendo da gráfica, as impressões das páginas são feitas de cadernos de, por exemplo, 4, 8, 20, 24, 40 ou até 56 páginas, em diversos tipos de qualidade e formatos.


Lombadas

Existem dois tipos de lombadas de revistas básicas: a lombada "quadrada" ou "colada" (também utilizada em livros, como na foto acima) e a lombada "canoa" ou "grampo" (por ser grampeada no centro de sua estrutura).

A disposição dos cadernos depende do tipo de lombada adotada. Na lombada canoa, os cadernos denominados CAPA, CAD1, CAD2, CAD3 e CAD4 se estruturam da seguinte forma:

CAPA (início) - CAD1 (início) - CAD2 (início) - CAD3 (início)- CAD4 (início e fim) - CAD3 (fim) - CAD2 (fim) - CAD1 (fim) - CAPA (fim)

Atualmente, a revista Veja é um exemplo de revista com lombada canoa.

Na lombada quadrada, os mesmos cadernos aparecem de forma diferente:

CAPA (início) - CAD1 (início e fim) - CAD2 (início e fim) - CAD3 (início e fim) - CAD4 (início e fim) - CAPA (fim)

Atualmente, a revista Info-Exame é um exemplo de revista com lombada quadrada.

Neste espelho, tem se os cadernos pintados com cores diferentes. Nota-se que a estrutura é uma revista com lombada canoa, pela disposição das cores.

Espelho de uma revista com lombada canoa

PDF - Portable Document Format

Um formato de arquivo criado pela empresa Adobe, inicialmente para prover uma maneira de armazenar e imprimir documentos publicados. Devido aos documentos em PDF serem facilmente visualizados e impressos pelos usuários, em variados tipos de computadores e plataformas, eles se tornaram muito comuns na Internet. Para visualizar este tipo de arquivo, basta baixar o Adobe Acrobat Reader.

Como as páginas das revistas atravessam diversas plataformas durante a sua produção, o padrão estabelecido foi o PDF.


Simulador SAP

O sistema possibilita a inserção e a alteração das estruturas das revistas dentro do Espelho Digital.

Dentro deste sistema, pode-se encontrar:

  • Os nomes e códigos das revistas;
  • O tipo de lombada associado (canoa ou quadrada);
  • O formato (altura x largura) de cada revista;
  • As gráficas e o tipo de impressão (formato dos cadernos) existentes em cada uma delas;
  • As datas de publicação de cada revista e as estruturas montadas para aquela data.
  • Além disso, existem algumas páginas de revistas que não possuem distribuição nacional, mas sim regional. Nesses casos, o sistema pode gerar espelhos "filhos" da revista em questão.


    Quark Xpress

    O Quark é a o software mais utilizado para se criar as páginas das revistas. Ele oferece ferramentas para uma excelente diagramação e estruturação do conteúdo misturado ao estilo e imagens da página.

    Para maiores detalhes, visite http://www.quark.com/


    SVP - Sistema de Vendas de Publicidade

    O SVP é um sistema que cuida de toda a venda de publicidade. Ele armazena todas as informações relevantes aos anúncios das revistas. Desde os nomes das revistas e formatos (altura x largura) possíveis publicados, forma que deve ser inserido o anúncio X (se é determinado em alguma página, se deve ser externo a estrutura, se é entre cadernos, ou no meio da estrutura da revista, etc.), a distribuição (se é nacional ou regional) até a situação de cada anúncio (se foi aprovado, se é pendente de crédito, se foi cancelado, quando e por quem, etc.), é controlado por este sistema.


    Sangria e Marcas de Corte

    Ao se cortar o papel de uma revista, a imprecisão das lâminas pode gerar uma imprecisão de alguns milímetros. Para corrigir este problema físico, as marcas de corte (fios pretos nas figuras abaixo) determinam a área visível da página e o limite exato, de onde a imagem deve ser cortada.

    Notemos que, ao definirmos a marca de corte da página conforme a figura à esquerda, a imprecisão das lâminas poderia fazer com um filete branco aparecesse após o término da imagem, prejudicando a qualidade da revista. Por esse motivo, a "sangria" (geralmente de 3 milímetros) da figura é necessária, tudo para que o resultado seja satisfatório, mesmo após um problema de precisão. Note também que as informações relevantes nunca se situam próximo a estas marcas...


    CMYK (Cyan, Magenta, Yellow, Key)

    O CMYK (ou YMCK) é um modelo de cores baseado na mistura (ou somatória) dos quatro pigmentos (ciano, magenta, amarelo e preto), gerando todas as outras cores para fins gráficos. É um modo de garantir que as cores, no trabalho impresso, sejam fiéis àquelas definidas na tela do computador (descritas em RGB).

    O CMYK é subtrativo (a soma das cores geram a cor preta) funcionando a base de pigmentos que absorvem a luz do ambiente. As cores não absorvidas são refletidas na forma de alguma cor, para nossos olhos. Esse modelo é diferente do RGB, que produz as cores de acordo com a emissão da luz e é aditivo (a soma das cores gera a cor branca).

    Como a cor gerada pela mistura de todas as cores não ser tão densa quando a tinta preta em sua essência, as três cores adicionam a tinta preta para formar o modelo com um contraste muito melhor.

    No modelo CMYK, a mistura de:

  • Magenta e Amarelo misturados produzem o Vermelho;

  • Magenta e Ciano misturados produzem o Azul;

  • Ciano e Amarelo misturados produzem o Verde;

  • Ciano + Magenta + Amarelo produzem o Preto.

  • Para maiores detalhes visite a Wikipedia: CMYK.