Java Swing
Java Swing é um kit de componentes GUI (Graphical User Interface) que simplica o desenvolvimento de interfaces gráficas. É mais flexível do que a AWT e permite uma série de configurações e ajustes que tornam a interface mais amigável para o usuário e o facilita o desenvolvimento.

Uma das mais importantes características do kit é o PL&F, pluggable look and feel. O PL&F permite que o desenvolvedor escolha o aspecto e o comportamento dos componentes da interface usadas em seus programas.

O desenvolvedor pode escolher entre utilizar look and feel prontos fornecidos pelo kit ou criar novos.
Se o objetivo é construir componentes uniformes que mantenham o mesmo aspecto e comportamento independente da plataforma ou que sigam os aspectos dos componentes nativos, isto é feito facilmente utilizando as configurações disponibilizadas.
Já para interfaces exclusivas, a alternativa é criar seu próprio PL&F.

Outro aspecto interessante do kit é a acessibilidade, isto é, sua compatibilidade com hardware e software desenvolvidos para o uso de pessoas com necessidades especiais. [swing]

O uso de Java Swing no desenvolvimento do sistema Borboleta


Java Swing foi utilizado para o desenvolvimento de toda a interface gráfica da parte desktop do sistema. Diversos componentes do kit foram utilizados na busca de uma interface simples e amigável para os usuários.

A flexibilidade do Swing em relação ao AWT foi o aspecto que nos levou a adotá-lo. A interface desktop do Borboleta precisa ser dinâmica, isto é, adaptar-se de acordo com os dados da base de dados. Assim, o sistema deve construir os formulários ajustando seu tamanho e seus campos de acordo com as informações recebidas do banco de dados.

Isto é necessário, pois as informações contidas no cadastro de paciente de cada centro de saúde variam. Com esta flexibilidade, o sistema fica independente da base de dados e as informações que contidas nela. O Borboleta pode ser facilmente utilizado por qualquer centro de saúde com necessidades similares a do CSE.