MAC0499 - Trabalho de Formatura Supervisionado

Pôster

Data da entrega: 10 de novembro de 2006

O Que foi  feito?
   
Entregue
um pôster sobre o trabalho de formatura desenvolvido. Abaixo texto que foi usado no pôster.
    Este pôster ficará exposto no durante a semana de 13 a 17 de novembro de 2006 no saguão do bloco B, do IME-USP.

 
Pôster [PDF] [JPG]




Texto do pôster:


MODELAGEM DE PROCESSOS DE NEGÓCIO

INTRODUÇÃO
    Modelagem de negócio pode ser vista como um mapeamento de processos existentes em uma empresa. Este mapeamento é de grande importância uma vez que permite o entendimento e a melhoria dos serviços internos e externos da empresa.
    O modelo de negócio pode ser visto como uma visão simplificada do negócio. Dessa forma, a modelagem é usada não apenas para especificar os passos de negócio, mas também para auxiliar as organizações na compreensão de seu próprio negócio, possibilitando assim a compreensão e a identificação de problemas e possíveis melhorias.


MOTIVAÇÃO

    A modelagem de negócio é uma das maiores necessidades dos analistas de negócio. Contudo, devido a falta de recursos e a dificuldade na utilização das ferramentas existentes esta modelagem não é frequentemente utilizada. 
    As atuais ferramentas para diagramação de processos de negócio não adotam a BPMN (Business Process Modeling Notation) ou ainda estão se adaptando a ela, que foi criada recentemente visando ser uma notação facilmente entendida por qualquer usuário. 
    A falta de uma ferramenta que implemente a BPMN traz dificuldades na comunicação entre os analistas de negócio, assim como na comunicação entre analistas e desenvolvedores, gerando resultados de difícil compreensão por diferentes profissionais. 
    Além disso, na modelagem de um processo de negócio, muitas vezes os analistas de negócio dependem dos profissionais de TI, na identificação dos padrões de controle de fluxo existentes que possibilita a simulação correta de seu processo, assim como gerar estatísticas para análise do processo. Esta dependência nem sempre é desejada pois o
profissional de uma área pode acabar influenciando o profissional de outra área.


OBJETIVO

    Este trabalho teve como objetivo definir quais as necessidades de um analista de negócio, possibilitando assim, o desenvolvimento de um software que atenda essas necessidades e que diminua a dependência entre analistas de negócio e profissionais de TI durante a modelagem do processo.
    Foi descrito também no trabalho o mapeamento de padrões de controle de fluxo na notação BPMN, obtendo assim uma notação gráfica padronizada na modelagem do processo de negócio.


RESULTADOS OBTIDOS
* Mapeamento dos Padrões de Controle de Fluxo na notação BPMN, assim como em NPDL.
    - A identificação dos padrões é importante para a  correta interpretação do fluxo
    - Esta notação [BPMN] é conhecida e utilizada pelos analistas de negócio
    - Com a expressão algébrica em NPDL, é possível controlar o estado de cada passos do fluxo
* Necessidades de um Analista de Negócio
    - Um projeto de negócio pode ser composto por até milhares de passos de negócio. Estes passos visam conduzir a construção do projeto de negócio de uma maneira simples e atendendo às necessidades do analista de negócio.


REFERÊNCIAS

* K. R. Braghetto, Padrões de Fluxo de Processo em Banco de Dados Relacionais, Dissertação de Mestrado, Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo.
* D. Zuliani, Projeto Conceitual de Workflow, Dissertação de Mestrado, Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.