As tecnologias de Cidades Inteligentes emergem como uma solução para enfrentar problemas comuns em grandes centros urbanos, usando os recursos da cidade de forma mais eficiente e proporcionando serviços de melhor qualidade para os cidadãos. Investigar estratégias e desenvolver aplicações para visualização espacial de grandes quantidades de dados de cidades, como São Paulo, a partir de múltiplas fontes heterogêneas se faz cada vez mais necessário na área da Computação. Nesta monografia, como estudo de caso para o desenvolvimento de uma aplicação de clusterização de dados, trabalhamos com dados públicos do Sistema Único de Saúde (SUS), fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (SMS-SP). A grande quantidade de dados heterogêneos sobre saúde nas grandes cidades torna necessário a criação de novas formas de visualização interativa e georreferenciada. Nesse sentido, há diversas oportunidades de colaborações inerentes ao desenvolvimento dessas soluções, em especial para que pesquisadores da área da Saúde e da Ciência da Computação possam contribuir com formas inovadoras para coleta, armazenamento, gestão, visualização e análise de grandes quantidades de dados de saúde de populações urbanas. Esta monografia propõe uma arquitetura de referência para armazenamento de dados georreferenciados e apresenta uma aplicação piloto a ser utilizada pela SMS-SP.
Pôster apresentando o trabalho desenvolvido.
Desenvolver o GeoMonitor da Saúde foi um desafio, bem como um grande momento de aprendizado acadêmico e pessoal. Além dos aspectos técnicos, lidar com um cliente real e com uma equipe de desenvolvedores foram experiências únicas e positivas que a graduação em si não havia oferecido.
Além de todo conhecimento técnico adquirido durante o projeto, fazer parte do Laboratório de Sistemas do CCSL-IME-USP foi uma experiência que levarei para a vida. As amizades ali criadas auxiliaram durante todo o processo de desenvolvimento deste projeto.
Cada disciplina cursada durante a graduação teve sua importância para minha formação e serei sempre grato aos professores que elas lecionaram. Acredito que Algoritmos e Estruturas de Dados I e Laboratório de Programação II são as disciplinas que mais contribuíram para a realização deste projeto. A primeira me ensinou as bases de programação e a segunda foi minha primeira experiência em produção de software de médio porte com um longo ciclo de desenvolvimento.