Code Quality in Agile Methods

A Study on Group Development

Sobre o trabalho

Desenvolvimento ágil, popularizado nas últimas décadas, surgiu como uma alternativa aos métodos tradicionais, baseados no ciclo de vida "Waterfall", com a finalidade de garantir um software com alta qualidade e um desenvolvimento mais rápido. Já que métodos ágeis são fortemente focados em trabalho em grupo, a sua performance não deve ser sempre a mesma. Desenvolvimento de Grupos, um conceito na área da Psicologia, alega que um grupo passa por fases durante o tempo, dividindo eles em estágios e relacionando cada um com alguns aspectos.

Métodos ágeis asseguram um código com melhor qualidade, mas seria isso relacionado com o estágio no qual o grupo se encontra? Esse estudo investiga o relacionamento entre a percepção de desenvolvedore para com suas percepções de eficiência e produtividade com a qualidade do código que é desenvolvido por métodos ágeis.

O trabalho, além da supervisão do professor Alfredo Goldman, contou com a co-supervisão do doutorando Lucas Gren.

Evolução

Abaixo seguem os artigos que serviram de base para a pesquisa:

  • M. Coran e S.Bohner, The Impact of Agile Methods on Software Project Management, em International Conference and Workshops on the Engineering of Computer-Based Systems (ECBS'05). IEEE, 2005.
  • C. Tolfo, R. Wazlawick, M. Ferreira e F. Forcellini, Agile Methods and Organizational Culture: Reflections about Cultural Levels, em Journal of Software Maintenance and Evolution: Research and Practice. Software Process: Improvement and Practice, pp. 423-441, 2009.
  • S. Wheelan, B. Davidson e F. Tilin, Group Development Across Time: Reality or Illusion?, em Small Group Research. Vol. 34, No. 2, pp. 223-245, 2003.

Uma estimativa sobre o progresso do trabalho:

100% Complete

Contato

Para maiores informações, sugestões ou dúvidas, mande um e-mail para:

felipe dot tulio dot cruz at usp dot br