Parecer subjetivo

Trabalho de formatura - Gustavo Covas

Índice

Um dos meus objetivos com o trabalho era aprender programação funcional. Mesmo depois de programar durante o ano em Erlang, ainda não me considero fluente nesse paradigma de programação. A linguagem continua sendo de nicho, e não sei se é a melhor linguagem para um simulador de cidades inteligentes. Por mais que a performance seja boa, é muito trabalhoso entender e desenvolver o código. Talvez seja possível obter a mesma performance em linguagens mais convencionais como C++, Java ou mesmo Go.

Sobre o trabalho em si, acho que faltou a experiência de alguém que conheça engenharia e operações de tráfego a fundo. Mas fiquei satisfeito com o resultado final. Pude aprender e consolidar habilidades de análise e visualização de dados. Também foi interessante lidar com pessoas que não são da área de computação, no caso, o time da Questtonó.

Deixo aqui meu agradecimento a todos que me ajudaram nesse trabalho, pricipalmente o Eduardo, o Fabio e o Barão. Agradeço também meus colegas de trabalho, que me deram todo o apoio, além de conversas produtivas sobre programação em geral. Finalmente, agradeço minha família.