Desenvolvimento de um game usando a engine Godot

Gustavo Chicato

Orientador: Prof. Dr. Marco Dimas Gubitoso

Introdução

A área de desenvolvimento de games é ampla e existe uma gama imensa de possibilidades a serem trabalhadas. Diante de um mercado competitivo, milhares de títulos surgem todos os anos, e um segmento que merece atenção especial é o dos jogos independentes (ou indies): feitos por times de poucas ou até de uma pessoa só, sem abundância de recursos financeiros. A intenção deste projeto não é "inventar a roda", mas sim se basear no sucesso dos indies para implementar uma ideia conhecida com um toque de originalidade, passando por todas as etapas do desenvolvimento do mesmo: implementação, documentação e produto final.

Dito isso, o projeto possuirá duas características importantes:

Pessoalmente, a escolha deste tema se deu por motivo de afinidade minha, por sempre ter sido um entusiasta de jogos eletrônicos e me interessar pelas facetas do desenvolvimento dos mesmos (programação, trilha sonora, visual, jogabilidade, história, etc). Logo, o trabalho é uma oportunidade de "colocar a mão na massa" e unir o útil ao agradável: produzir algo de forma prazerosa que possa me servir de porta de entrada para uma futura carreira, ao mesmo tempo em que documento e deixo registrado as etapas que levam ao nascimento do produto completo.

Cronograma

MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV
Escolha do tema do jogo
Implementação
Escrita da monografia
Pôster e apresentação

OBS: A maior parte do trabalho se concentrará de Maio a Julho, visto o semestre mais leve e o período de férias em que me encontro.