Introdução
A área de desenvolvimento de games é ampla e existe uma gama imensa de possibilidades a serem trabalhadas. Diante de um mercado competitivo, milhares de títulos surgem todos os anos, e um segmento que merece atenção especial é o dos jogos independentes (ou indies): feitos por times de poucas ou até de uma pessoa só, sem abundância de recursos financeiros. A intenção deste projeto não é "inventar a roda", mas sim se basear no sucesso dos indies para implementar uma ideia conhecida com um toque de originalidade, passando por todas as etapas do desenvolvimento do mesmo: implementação, documentação e produto final.
Dito isso, o projeto possuirá duas características importantes:
- Será um game em 2D: isso permite produzir algo simples e visualmente agradável sem ter que se preocupar com a parte de computação gráfica (que não será o foco deste trabalho), tampouco com as nuances que uma dimensão a mais possa introduzir;
- Será feito na engine Godot: O uso da mesma permite focar no alto nível sem precisar se preocupar em implementar a base do zero (como desenho de sprites e tratamento de eventos de teclado). Além disso, é simples de usar, possui uma IDE própria e foi base de vários títulos de relativo sucesso no mercado.
Pessoalmente, a escolha deste tema se deu por motivo de afinidade minha, por sempre ter sido um entusiasta de jogos eletrônicos e me interessar pelas facetas do desenvolvimento dos mesmos (programação, trilha sonora, visual, jogabilidade, história, etc). Logo, o trabalho é uma oportunidade de "colocar a mão na massa" e unir o útil ao agradável: produzir algo de forma prazerosa que possa me servir de porta de entrada para uma futura carreira, ao mesmo tempo em que documento e deixo registrado as etapas que levam ao nascimento do produto completo.
Cronograma
MAI | JUN | JUL | AGO | SET | OUT | NOV | |
---|---|---|---|---|---|---|---|
Escolha do tema do jogo | |||||||
Implementação | |||||||
Escrita da monografia | |||||||
Pôster e apresentação |
OBS: A maior parte do trabalho se concentrará de Maio a Julho, visto o semestre mais leve e o período de férias em que me encontro.