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Anotações sobre WCAG 2.2

Esse conteúdo está sendo produzido por Ivan Gabriel Ferreira Dias, aluno do Bacharelado em Ciência da Computação do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo.

O conteúdo é parte do Trabalho de Conclusão de Curso Voltado à Extensão (MAC0500), sob orientação de Aline Darc Piculo dos Santos, professora da Faculdade de Arquitetura, Urbanismo e Design da Universidade de São Paulo.

O conteúdo aqui é baseado na tradução oficial da WCAG 2.2 para português brasileiro.

Anotações Iniciais

Ainda que tente ser o mais abrangente possível, o próprio documento admite que as diretrizes nele contidas não são capazes de abrangir todas as necessidades de todas as pessoas. De fato parece impossível, mas pelo menos dá uma ótima base para adaptações futuras, se necessárias.

O documento também aponta para textos "primos" e textos de apoio. Notavelmente, as Authoring Tool Accessibility Guidelines, que dizem respeito a ferramentas de criação de conteúdo web. Interessante para possíveis trabalhos futuros.

WCAG é organizada da seguinte forma:

  • Princípios, que são os "nortes" da acessibilidade tratada no documento
  • Diretrizes, sob os princípios, que não são testáveis mas dão os objetivos principais
  • Critérios de Sucesso, sob as diretrizes, que são testáveis. São nivelados de A (mais baixo) até AAA (mais alto)
  • Técnicas, que orientam como atingir os critérios de sucesso. São suficientes ou aconselhadas no quesito cumprimento dos critérios de sucesso.

Tudo isso ainda pode não ser suficiente para abrangir todo mundo.

Anotações sobre os Princípios

Perceptível

Falando por experiência, aqui é um lugar onde quase todo lugar falha. Especialmente redes sociais, que costumam, notavelmente, ter uns 4 ou 5 cliques pra se fazer antes de você poder botar texto alternativo na sua foto. Além de não incluirem por padrão uma forma de colocar texto alternativo na foto de perfil e de capa. E isso é só com a diretriz 1.1.
A comunidade do Fediverso no geral tem essa diretriz muito perto do peito: texto alternativo é tão importante que alguns clientes te dão a opção de não carregar imagens sem alt-text. Algumas instâncias recomendam fortemente ou de fato requerem que suas postagens tenham texto alternativo como parte de suas regras de conduta.

As diretrizes 1.1 (Alternativas em Texto) e 1.2 (Mídias com base no tempo), ainda que tenham influência na parte técnica do conteúdo, dependem fortemente do conteúdo-raiz do site. Quem produz as imagens que deveria fornecer o texto alternativo, quem faz o conteúdo de vídeo que deve produzir as legendas, etc. Nos casos de conteúdo ao vivo, audio-descrição e mídia alternativa, especialmente nos casos em que são sincronizados, a parte técnica pode ter mais peso.

A diretriz 1.3 (Adaptável) pesa um pouco mais na implementação do website em si. Hierarquia de elementos, sequência correta de elementos, ser adaptável pra diferentes orientações de tela, e identificar corretamente as entradas e os componentes.
Tudo isso aqui depende mais de conhecimento básico de HTML do que qualquer coisa, mas isso costuma ficar no domínio do desenvolvedor.

A diretriz 1.4 (Discernível) trata bastante de elementos que são responsabilidade do Designer por trás da página. Níveis de contraste, espaçamento, uso de imagens de texto, etc. Alguns casos também são conteúdo-raiz.

Do lado técnico, temos especialmente os critérios 1.4.2 (Controle de Áudio), 1.4.8 (Apresentação Visual), e 1.4.13 (Conteúdo em foco por mouse ou teclado).

  • O 1.4.2 é, graças ao bom-senso, um pouco mais irrelevante hoje em dia, já que existem barreiras para o autoplay. Ainda é bom seguir;
  • A 1.4.8 vem sendo fortemente implementada por navegadores com seus modos de leitura, que dão a maioria dos controles apresentados nela;
  • A 1.4.13 é a mais "criminosa", especialmente os itens chamados "Flutuante" e "Persistente". São pontos importantes a serem levados em conta para modais customizados.