Jorge Miguel Ribeiro
Supervisor: Prof. Dr. José Coelho da Pina
A tarefa de comparar hashes é uma operação importante na segurança digital, porém tediosa e propensa a erros quando os hashes estão na forma de strings hexadecimais. Com base em tentativas de melhorar a qualidade de comparação de hashes por meio de imagens, esse trabalho desenvolveu um novo esquema de visualização de hashes com animações.
O intuito do uso de animações é tornar possível a transmissão de mais informação através do eixo temporal, sem poluição visual. O esquema de visualização foi criado utilizando sequências formadas por hashes de hashes combinados com salts, permitindo adicionar mais elementos facilmente sem quebra de compatibilidade.
Durante o desenvolvimento do esquema foi realizada uma pesquisa com uma amostra de usuários para verificar se algum elemento não tinha sua variação percebida, e a maioria dos elementos foi bem distinguida, com exceção de um único, que foi removido do resultado final. O trabalho produziu uma biblioteca Javascript que utiliza 4 letras e 4 ícones SVG para gerar animações de 2 segundos que transmitem por volta de 48 bits de uma sequência derivada do hash original, além de um protótipo de extensão do Firefox que utiliza essa biblioteca para mostrar a estampa do certificado HTTPS utilizado em uma página web.
Acabei focando no assunto desse trabalho por ser uma interseção de várias áreas interessantes: interação humano-computador, criptografia, usabilidade e arte. Acabei não conseguindo fazer tudo que eu queria - por exemplo, havia planejado duas pesquisas diferentes mas precisei simplificar para ter tempo de escrever a monografia, que acabei subestimando um pouco.
Após a entrega do TCC vou continuar o desenvolvimento e refinamento do esquema de visualização de hashes desenvolvido, pois há muitas coisas que podem ser melhoradas; só é necessário mais um pouco de tempo e dedicação.