Experiencia Com Aluno Ajudante

21 Apr 2024

Experiência como Aluno ajudante em Software Livre

Participar da disciplina de Software Livre em 2024 foi bem interessante. Por uma parcela da matéria, também participei como ajudante, em que me dispus a colaborar com o avanço dos meus colegas pelo kernel do Linux.

No início, como eram as aulas?

Como dito, passei algumas aulas como ajudante. A minha tarefa era auxiliar outros alunos a ingressarem no mundo do kernel do Linux. Foi bem interessante, afinal consegui auxiliar vários colegas sobre conhecimentos que tinha adquirido com a minha Iniciação Científica. O pessoal aprendeu rápido e logo já estavam fazendo suas primeiras contribuições.

Seguimos os tutoriais feitos pelo Marcelo Schmitt, ex-aluno BCC e também de mestrado do IME que, hoje, é contribuidor do kernel do Linux - mais especificamente, do subsistema IIO. O tutorial foi excelente e muito útil para os alunos. Inclusive, eu cheguei a completar um dos tutoriais também - o último, que fazia um pequeno driver, afinal era bem didático e passava por um tópico bem interessante.

Logo depois

Com os primeiros passos completados no kernel do Linux, a disciplina a se aventurar na fase de contribuir com o Kernel Workflow. Felizmente, o professor me permitiu continuar do Kernel do Linux, uma vez que já havia feito várias contribuições para esse projeto anteriormente.

As outras contribuições que realizei estão descritas nos outros blogposts.