Refatorando um Sistema Open Source: Diagnóstico e Soluções com SonarQube

Larissa Vitória Medeiros Silva
Orientador: Alfredo Goldman

Resumo

Sistemas open source são caracterizados por contribuições de múltiplos desenvolvedores com diferentes níveis de experiência, estilos de programação e familiaridade com o contexto do projeto. Essa dinâmica, embora essencial para a evolução desses projetos, apresenta desafios para a manutenção ao longo do tempo, tornando indispensável uma atenção especial à qualidade do código. Uma base de código confusa e complexa desencoraja a participação de novos desenvolvedores e compromete a evolução do projeto, pois é essencial que os colaboradores consigam compreendê-la para realizar alterações com confiança e segurança.

Este trabalho propõe uma abordagem para melhorar a qualidade de código em projetos open source, utilizando o projeto Squad como estudo de caso. O Squad é uma ferramenta open source, com 60 estrelas e 23 contribuidores no github, mantida pela Linaro para monitorar e analisar testes contínuos em projetos de software. O objetivo é demonstrar, por meio da refatoração de algumas funções específicas, como aumentar a clareza, consistência e manutenibilidade do código, criando uma base replicável que facilite futuras contribuições e evoluções no sistema com o apoio do SonarQube para identificar problemas críticos no código.

A refatoração foi guiada por análises realizadas com o SonarQube, ferramenta open source para análise de qualidade de código, e baseada em estratégias conhecidas de refatoração. As mudanças incluíram melhorias de código e reestruturação de componentes para melhor clareza, manutenção e escalabilidade. Além de implementar as mudanças, o trabalho descreve as decisões de projeto envolvidas, destacando as motivações e os resultados obtidos, com base na análise das métricas obtidas.

Objetivos

Link para monografia