Detalhes Técnicos

Aluno: Bruno Guilherme Ricci Lucas

Departamento de Ciência da Computação (IME-USP) ver link

Orientador IME: Marco Dimas Gubitoso

Proposta

Introdução e Metodologia:

Videogames são uma forma de entretenimento bem conhecida hoje em dia. Os chamados “AAA games” são extremamente populares e algumas das franquias mais famosas tem lançamentos anuais. Os efeitos são claros na mentalidade das empresas: se você tem uma fórmula de sucesso, então continue produzindo jogos baseados nela e o sucesso é garantido. Pode-se se dizer que o mercado de AAA games está começando a ser saturado de jogos bem similares independente do gênero.

Ainda assim, esporadicamnete temos um jogo que parece vir do nada, que vira um conceito de cabeça para baixo ou simplesmente revoluciona uma fórmula já considerada “perfeita” e é aclamado pela crítica e pelo público. O que esses jogos fazem de diferente dos demais? Como podemos analisar isso?

Dois jogos foram selecionados para uma análise em detalhes sobre o que eles fizeram de diferente, como isso se reflete no jogo e como eles foram recebidos. As pessoas chegaram a perceber em que esses jogos são diferente? Como vamos mostrar isso?

Análises:

Dark Souls:

- Montagem de um grafo em 3D fidedigno ao mapa do jogo, com as diversas áreas sendo nós e as conexões sendo passagens entre áreas.

- Montagem de um grafo semelhante, desta vez baseado em Dark Souls 2, que tem um design mais conservador.

- Análise da conectividade dos grafos.

- Análise mais a fundo do design de fases do tutorial e da primeira área dos dois jogo. Que diferenças existem na colocação de inimigos e na exploração? Por que?

Nier Automata:

-Análise dos temas filosóficos abordados no jogo. Que temas são esses e por que eles são importantes ao analisarmos o jogo? Como eles tiveram influência no design?

-Análise de cada elemento do jogo e como eles foram desenvolvidos ao redor dos temas analisados. Em que isso afetou o gameplay? Como a estória foi desenvolvida a partir disso? Por que o resultado final foi tão diferente da norma?

Críticas:

- Cada jogo abordado terá ao menos 30 reviews da crítica especializada e da crítica popular analisadas. Qual foi a nota média dos jogos para cada tipo de crítica? O que as críticas de cada jogo falam em comum sobre ele? Existe um consenso da crítica sobre os elementos analisados neste trabalho? Qual consenso seria esse?