Sistema de Impressão

(exemplo de software caseiro)

• O que faz? : Controla número de páginas impressas.

• Por que? : Controlar recursos e evitar abusos.

Como foi feito?

Filtros variados em perl.

• Contagem inicial das páginas do arquivo PostScript (<— fonte de problemas)

• Verificar número de páginas que o usuário ainda pode imprimir

• Mandar para impressora o arquivo

• Esperar resposta da impressora

• Verificar se :

# páginas impressas == # páginas enviadas Possível restiuição de quotap.

Problemas

• Dificuldade na contagem de PostScript ruins.

• Rejeição do arquivo pela impressora (tamanho da página, etc).

Recuperação de erros

• Sistema faz logging muito robusto

• Retistuição de quota

• E-mail ao usuário