Trabalho de Conclusão de Curso

Using Technology to Innovate in
University Admission Preparatory Courses

Aluno: Lucas Moreira Santos
Supervisor: Prof. Dr. Fabio Kon

Proposta

Motivação

Em Agosto de 2016, junto com o Gustavo Silva e o Leonardo Padilha, nós decidimos fundar o Ducnate, uma startup que visava democratizar o acesso ao conteúdo de ensino médio e melhorar o sistema educional brasileiro permitindo que pessoas pobres e menos privilegiadas tenham acesso a conteúdo educacional primordial. Nós visamos usar dados de aprendizagem contínua para melhorar melhorar a qualidade das aulas do mundo offline.

Essa startup inspirou o presente trabalho a discutir o processo de construir uma startup de educação e como isso possibilitaria inovar na educação de nível médio. De forma concreta, esse trabalho cobre todo o aspecto técnico, incluindo de negócios, engenharia e conceituação, de construir uma startup que almejava melhorar a educação no Brasil. Mais que isso, esse trabalho apresenta todos os resultados de tal startup em conjunto com uma análise subjetiva do autor em respeito ao uso de tecnologia para inovar em cursos preparatórios para o vestibular.

Finalmente, é desejado que esse trabalho inspire outras pessoas a trabalhar em novas soluções tecnológicas no setor de educação.

Objetivos

Ao término do desenvolvimento desse trabalho, espera-se:

  1. Compartilhar os problemas que enfrentamos na nossa tentativa de melhorar a educação no Brasil;
  2. Compartilhar como nós construimos e gerimos o Ducante, uma startup de educação, enquanto empresa;
  3. Compartilhar nossos experimentos e desenvolvimento;
  4. Explicar e compartilhar as decisões que tomamos, o que deu certo e o que não deu;
  5. Expoor análises de negócios que fizemos, incluindo dados anonimizados de usuários;
  6. Analisar o método para desenvolvimento de startups, incluindo análise bibliográfica do livro "Lean Startup", por Eric Ries e explicar como ele foi adotado no caso da Ducante;
  7. Analisar o método para desenvolvimento de produtos que engajam seus usuários, incluindo análise bibliográfica do livro "Hooked: How to Build Habit-Forming Products", por Nir Eyal e explicar como ele foi adotado no caso do Ducante;
  8. Analisar o aspecto humano envolvido na criação de uma startup de educação;

Principais atividades previstas

Estão previstos as seguintes atividades para serem realizadas ao longo do desenvolvimento desse trabalho:

  1. Escrita detalhando a parte técnica e engenharia do Ducante: como o sistema foi arquitetado e por que essas técnicas foram utilizadas;
  2. Escrita detalhando o modelo de negócios e analisando os dados de uso da plataforma. Como dados foram usados para validação de hipóteses e orientação de novas implementações;
  3. Escrita reflexiva sobre a experiência de empreender com educação, respondendo perguntas como por quê esse mercado, o que aprendemos e por quê decidimos finalizar o projeto no início de 2018;
  4. Elaboração do pôster;

Por fim, espera-se a escrita da monografia que sintetize todos os estudos realizados.

Monografia

Você pode conferir a monografia aqui.
Última atualização: 25 de novembro de 2017.

Pôster

Você pode conferir o pôster aqui.
Última atualização: 26 de novembro de 2017.

Apresentação

Você pode conferir a apresentação aqui.
Última atualização: 27 de novembro de 2017.