Proposta de trabalho

Introdução e motivação

Um grafo (não dirigido, simples e finito) \(G\) é chamado de livre de triângulos se não existem três vértices distintos \(x,y,z\) em \(V(G)\) tais que \(xy,yz,zx \in E(G)\).

Em 1907, Mantel provou que um grafo livre de triângulos tem no máximo \(n^2/4\) arestas. Em 1955, Mycieslki deu uma construção para grafos livres de triângulos com número cromático arbitrariamente grande. Em 2006, 50 anos depois de Mantel, grafos livres de triângulos ainda eram objeto de grande estudo, com Brandt e Thomassé provando que todo grafo livre de triângulos com \(n\) vértices e grau mínimo maior que \(n/3\) tem número cromático no máximo 4. Em 2011, um conjunto de autores, incluindo A. Razborov, determinou a quantidade máxima de pentágonos que um grafo livre de triângulos pode ter utilizando o formalismo moderno das flag algebras.

Grafos livres de triângulos têm sido objeto de estudo contínuo há mais de 100 anos, e uma série de problemas importantes permanece em aberto sobre essa classe de grafos.

Dois problemas de Erdős

Em 1976, Erdős conjecturou os seguintes resultados:

O que faremos

Nesse trabalho, iremos estudar as técnicas utilizadas no segundo problema e explorar novos caminhos para avanços em ambos os problemas, considerando (ou não) restrições de grau mínimo aos grafos.

Isso será feito estudando artigos selecionados da vasta literatura existente sobre grafos livres de triângulos, com reuniões frequentes entre o aluno e o orientador para investigar novos métodos e resultados e eventuais discussões com outros pesquisadores, vinculados ao IME-USP ou a outras instituições.

Além dessas reuniões, propomos o seguinte cronograma para atividades específicas da disciplinas, que poderá sofrer alterações ao longo da realização do trabalho mas servirá como base nesse primeiro momento.

Cronograma de atividades

Atividade Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez
Seleção e estudo das referências básicas
Seleção e estudo de artigos específicos
Escrita da monografia
Revisão, elaboração do pôster e entrega final

Referências

Como primeiros passos, revisaremos algumas referências básicas sobre o problema, os grafos de Andrásfai e os grafos Vega. Assim, será adquirida maior familiaridade com os resultados existentes para os problemas, técnicas de imersão e homomorfismo de grafos utilizadas quando restrições de grau mínimo estão em jogo. Em paralelo, a perspectiva histórica do problema deverá ser estudada, observando as técnicas estruturais e probabilísticas já utilizadas por Erdős e outros para atacar essas questões e similares. Certos avanços recentes em problemas de grafos livres de triângulos envolvem a técnica de flag algebras, introduzida por Razborov em 2007 e que envolve ideias de álgebra e otimização semidefinida para abordar computacionalmente os problemas que pretendemos estudar.
← Voltar à página inicial