MAC0499 - Trabalho de Formatura Supervisionado

Parte subjetiva

O processo e seus desafios

Em 2012, optei por cursar Análise Real, pois estava curioso para aprender a teoria por trás do Cálculo I. Esta foi uma das mais felizes escolhas que fiz na minha vida. Foi aí que conheci meu orientador, Rodrigo Bissacot, que lecionou a disciplina. O curso serviu como meu primeiro contato com o rigor matemático, com o qual me identifiquei imediatamente. Além disso, tornei-me seu orientando para um projeto de Iniciação Científica e passei a receber suas sugestões de cursos e eventos de matemática dos quais participar.

A Iniciação Científica e o TCC permitiram que eu me aproximasse mais da pesquisa, tendo também a experiência de desenvolver um projeto longo sem um roteiro tão fixo quanto um curso. Por longos períodos de tempo, tive dificuldade de formalizar conceitos não definidos explicitamente nos artigos que li. Também vi como não é fácil dar atenção ao projeto quando há listas de exercícios e provas no horizonte próximo.

Cursos e eventos

Os cursos de Análise Real, Teoria da Medida e Cálculo Integral no IME e os de Introdução à Probabilidade, Cadeias de Markov e Análise Funcional no IMPA me deram o traquejo com demonstrações necessário para o meu projeto e para minha vida como pesquisador no futuro. Minha participação na XVII Escola Brasileira de Probabilidade, no 29o Colóquio Brasileiro de Matemática e na Escola São Paulo de Ciência Avançada em Algoritmos, Combinatória e Otimização me puseram em contato com a pesquisa atual e com futuros pesquisadores. Tais atividades foram essenciais para meu amadurecimento acadêmico.

Futuro

Tenho interesse, ainda, em obter uma prova da versão algorítmica do lema de Temmel que não dependa do lema em si ou do resultado de Rogério Alves. Isso seria interessante, já que daria uma prova alternativa, puramente combinatória, para este critério.

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