Dungeons Geradas Aleatóriamente guiadas por input do usuário

Aluno - Mathias Van Sluys Menck

Supervisor - Marco Dimas Gubitoso


GitHub do projeto
Link para a Monografia do projeto.


Motivação e Descrição

Geração procedural - a tecnologia de computadores gerarem, a partir de regras impostas via código, algum conteúdo como música, peças artísticas, ou até o próprio código - vem sendo usada cada vez mais em jogos virtuais como uma alternativa de se montar coisas como níveis ou equipamento à mão ou até como técnica de se conservar memória. No entanto, nesses jogos, o jogador pode às vezes encontrar algum conteúdo gerado que não gosta, possivelmente repetidas vezes, dependendo do quao vasto ́e o espaco de possibilidade do gerador. Neste projeto então se propõe desenvolver um jogo virtual que se utiliza de geraçâo procedural e deixa o jogador ter algum input na geração, guiando o gerador para tipos de conteúdo do qual ele mais goste.

O jogo desenvolvido é um top-down dungeon crawler, onde o jogador percorre cada nível, indo de um ponto inicial a um ponto final, e o conteúdo gerado são os mapas que comprimem os níveis e também os inimigos que o jogador enfrenta..

Cronograma

Apreciação Pessoal

A principal inspiração para este projeto é meu gosto pessoal por Geração Procedural, descoberto durante o meu período de graduação. Por causa desse interesse e também uma apreciação forte por jogos que resolvi que queria que meu TCC envolvesse ambos. A partir disso e de uma vontade de não "apenas" criar um jogo com geração procedural, surgiu a proposta desse projeto, um jogo cuja geração leva em conta o proveito do jogador do que é gerado.

Fico feliz que, em geral, consegui seguir o cronograma, e o projeto foi completo sem grandes dificuldades. Queria agradecer o prof. Gubi por me lembrar, desde o começo, de manter o escopo do projeto na esfera do possível. No início tinha em mente vários outros métodos que o jogador poderia alterar o gerador dos que acabei implementando, assim como várias outras ideias para o jogo em sí, mas fui aconselhado pelo professor a focar em algo realizável no espaço de tempo que tinha, o que foi, sem dúvida, de suma importância para que eu não ficasse travado em uma ou mais implementações e perdesse o tempo.