Aluno: Yannick Thomas Messias
Supervisor: Prof. Dr. Carlos Hitoshi Morimoto
Acessibilidade é uma preocupação cada vez maior por parte de qualquer organização que preze pela inclusão e, em particular, a inclusão digital. Existem diversos desafios no que concerne a fornecer acessibilidade no meio digital e na internet. Visando auxiliar desenvolvedores interessados em fornecer acessibilidade em sítios da internet, foram criadas diretrizes de acessibilidade com princípios e critérios testáveis para avaliar o nível de acessibilidade fornecida pelos sítios. Existem também ferramentas de avaliação para auxiliar os desenvolvedores verificando parte desses critérios total ou parcialmente de forma automatizada. A partir de avaliações de uma dessas ferramentas, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência da prefeitura de São Paulo avalia páginas da web e fornece selos de acessibilidade digital. Para tal, são realizadas avaliações periódicas das páginas e é feito um acompanhamento para verificar se o nível de acessibilidade mínimo requerido pela secretaria é mantido, sujeito a perda do selo caso contrário. Esse processo é bastante trabalhoso e é realizado de forma manual pelos funcionários da secretaria. Este trabalho apresenta um sistema informatizado para auxiliar esses funcionários nesse processo, automatizando parte dele e fornecendo uma interface unificada e intuitiva para o cadastro de selos e para fácil visualização do estado do sistema. Na monografia são discutidos detalhes das decisões de projeto e da estrutura da implementação. O texto também visa funcionar como ponto de partida para outros desenvolvedores se inteirarem no sistema e implementarem modificações ou fazerem novas adições ao sistema.