Proposta de TCC: Plataforma de Debates

Vamos apresentar nossa proposta de trabalho de conclusão de curso (TCC), que será desenvolvido na disciplina MAC0499 (Trabalho de Formatura Supervisionado) do bacharelado em Ciência da Computação no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP).

Autor: Rodrigo Orem da Silva (email)
Supervisora: Kelly Rosa Braghetto

Motivação

A esfera pública é um espaço fundamental na democracia, onde as pessoas podem se reunir para discutir livremente e identificar os problemas da sociedade e, por meio dessa discussão, influenciar a ação política. Boa parte dessa discussão acontece virtualmente nas redes sociais, onde há poucos mecanismos de organização ou mediação, o que gera debates de baixa qualidade.

Entre os problemas identificados no debate público online estão a falta de acesso a dados sobre o tema, falta de conhecimento dos argumentos contrários e prevalência de ataques pessoais. Além disso, há também o uso de informações falsas ou enganosas para sustentar argumentos, de modo a manipular pessoas com menor conhecimento sobre o tema e influenciar a opinião pública.[1]

Para abordar esses problemas, propomos a construção de uma plataforma que ofereça um ambiente mais propício para o debate público, com o apoio de ferramentas de categorização, mediação e checagem de fatos colaborativa.

Atividades

As atividades essenciais para o desenvolvimento do trabalho são:

  1. Estudo sobre o domínio do problema. Problemas envolvendo a opinião pública são abordados pela teoria da escolha social, uma estrutura teórica que agrega insumos individuais (como opiniões, preferências e interesses individuais) em resultados coletivos (como decisões, preferências e julgamentos coletivos).[2] Conhecer essa área de estudo será fundamental para propor um sistema efetivo.

  2. Definição da arquitetura do sistema. Nessa etapa, vamos definir as entidades fundamentais do sistema e como elas se relacionam entre si. Algumas perguntas que serão respondidas nessa etapa incluem: Como as opiniões são organizadas numa discussão? Como funcionará o sistema de votação? Os argumentos poderão ser editados, incluindo por outras pessoas? Como funcionará o sistema de mediação?

  3. Desenho das interfaces de usuário. O desenho de protótipos será muito útil no começo do desenvolvimento, tanto para concretizar as ideias sobre o funcionamento da aplicação quanto para mapear a jornada do usuário, que orientará a implementação do sistema.

  4. Modelagem do banco de dados. Projetaremos um modelo para os dados e o implementaremos em um sistema gerenciador de banco de dados.

  5. Implementação do sistema. Essa etapa abrange todas as tarefas relacionadas a codificação do frontend e do backend e o provisionamento da aplicação.

  6. Redação da monografia. Inclui, além do desenvolvimento da monografia, o desenvolvimento do pôster e da apresentação.

Cronograma de atividades

Propomos o seguinte cronograma para as atividades desenvolvidas nesse TCC:

AtividadeMarAbrMaiJunJulAgoSetOutNovDez
Estudo sobre o domínio do problema✔️✔️✔️✔️✔️✔️✔️✔️✔️✔️
Definição da arquitetura do sistema✔️✔️✔️
Desenho das interfaces de usuário✔️✔️✔️
Modelagem do banco de dados✔️✔️✔️
Implementação do sistema✔️✔️✔️✔️✔️✔️✔️✔️
Redação da monografia✔️✔️✔️✔️✔️✔️✔️

Referências

[1]: Dan Ehrenfeld, Matt Barton, “Online Public Spheres in the Era of Fake News: Implications for the Composition Classroom”, Computers and Composition, Volume 54, 2019, 102525, ISSN 8755-4615, https://doi.org/10.1016/j.compcom.2019.102525.

[2]: List, Christian, “Social Choice Theory”, The Stanford Encyclopedia of Philosophy (Spring 2022 Edition), Edward N. Zalta (ed.), https://plato.stanford.edu/archives/spr2022/entries/social-choice/