Novembro 03
Aluna

Shayenne da Luz Moura

Orientador

Marcelo Queiroz

Tema

Separação de sinais de áudio em melodia e acompanhamento

Resumo

Recuperar informações perceptualmente válidas de sinais sonoros é um desafio importante que possui diversas áreas de aplicações. Entre elas está a análise de cena auditiva computacional, que busca alcançar o desempenho humano na recuperação de características sonoras. Para este fim, são usados ferramentas e métodos bastante estudados em recuperação de informação musical. Este trabalho usa um sistema desenvolvido para extrair informação melódica de sinais e, a partir dos seus resultados, realiza a separação desta informação em faixas diferentes de áudio. Os resultados mostram que apesar de simples, este método possui alguma relevância em relação ao que é percebido como melodia principal. Há limitações diversas, entre elas o tipo de fonte sonora e a qualidade da informação melódica devolvida pelo sistema usado.

Março 18
Aluna

Shayenne da Luz Moura

Orientador

Marcelo Queiroz

Tema

Análise de estruturas musicais em sinais de áudio

Resumo

Métodos computacionais de análise de sinais de áudio são usados para diversas tarefas, como por exemplo descrever paisagens sonoras (soundscapes) ou cenas auditivas (auditory scenes) a partir da separação de fontes sonoras em sinais mixados de maneira análoga à realizada por ouvintes humanos, permitindo a descrição do sinal num nível alto de representação (instrumentos, vozes, posições espaciais, etc). Em aplicações musicais podem ser necessárias outras formas de representação, que permitam a descrição do sinal sonoro utilizando conceitos simbólicos como acordes, linha de baixo e melodia, estrutura rítmica, motivos e frases repetidas, seções, movimentos, etc. É um desafio importante construir sistemas de descrição de cenas musicais que consigam extrair tais representações a partir de sinais musicais reais, que são úteis em diversas aplicações como produção/edição musical e construção de interfaces musicais. Este é o domínio de estudo e pesquisa denominado de recuperação de informação musical (MIR).

O objetivo do trabalho é estudar algumas técnicas de MIR, particularmente aquelas relacionadas à extração de características simbólicas, e estudar suas limitações em função das classes de sinais considerados, entre eles sons monofônicos e polifônicos, ou classes de sinais correspondentes a gêneros musicais distintos. Além disso, o trabalho objetiva implementar um sistema de análise automático que inclua as técnicas de MIR estudadas.