Atividades realizadas

Implementação

Foi implementada um versão inicial (possivelmente a ser descartada) do software de avaliação no qual foi implementada três das quatro métricas do DIBCO 2009, e quatro métodos clássicos de binarização de uso geral.

O DIBCO 2009 foi uma competição feita para avaliar métodos atuais de binarização de documentos com alto nível de degradação natural. Ele estabelece quatro métricas que comparam os resultados dos métodos com uma imagem padronizada produzida de forma semi-autómatica, chamada de ground truth (GT). Essas quatro métricas têm como resultado um valor númerico cuja interpretação depende da natureza da métrica. Três delas foram implementadas com sucesso.

Os quatro métodos clássicos implementados são de uso geral, sendo um global, o método de Otsu, o os três restantes adaptivos locais: Niblack, Sauvola e White. Eles têm implementação simples, e além de servir como base de comparação por vários métodos recentes, serviram para obter um maior entendimento do domínio. Vários outros métodos clássicos e representativos deverão ser estudados e devidamente implementados com o tempo.

Estudo

Foi estudado bastante sobre imagens e suas propriedades, e sobre vários métodos de binarização.

A maior fonte de estudo foram diversos papers, começando pelo DIBCO 2009 e suas várias referências, e papers de métodos clássicos e recentes, além de papers analisando e classificando os vários métodos existentes.