26 de abril – Enviando o v1
Junto com a Júlia, submeti o patch inicial para o driver MMC35240. Nosso objetivo era simplificar duas funções complementares: mmc35240_is_volatile_reg() e mmc35240_is_writeable_reg(). Criei o helper mmc35240_reg_check() para encapsular a condição “reg == CTRL0 ou CTRL1” e substituí o switch original por chamadas a esse helper. Assinei o commit com meu e-mail institucional e incluí a Júlia como coautora.
5 de maio – Feedback inicial do Jonathan
Recebi um e-mail do Jonathan Cameron apontando que o nome genérico _reg_check() não refletia claramente “o que” estávamos checando. Ele sugeriu manter mmc35240_is_writeable_reg() inalterada e implementar mmc35240_is_volatile_reg() simplesmente como return !mmc35240_is_writeable_reg(dev, reg);. Isso documenta explicitamente que todos os registradores não-escritos são voláteis.
7 de maio – Preparando o v2
Com base no comentário do Jonathan, removi o helper mmc35240_reg_check(), converti o switch de volta em cases diretos na função is_writeable_reg() e inverti sua negação em is_volatile_reg(). Testei localmente com make drivers/iio/magnetometer/mmc35240.ko e tudo compilou. Enviei o v2 poucas horas depois, incluindo um breve changelog na cover letter explicando exatamente o que havia mudado desde o v1.
8 de maio – Review do Marcelo e ajustes finos
Marcelo Schmitt respondeu com um conjunto abrangente de observações:
- Formatar título e corpo a 75 colunas para não poluir o histórico de commits.
- Adicionar changelog logo após o --- no patch, e não no cabeçalho.
- Corrigir warnings de sender/sign-off mismatch.
- Incluir comentário em is_volatile_reg() explicando a lógica “não-escrevível = volátil”.
Passei a tarde reorganizando o commit message, encaixando cada item solicitado e ajustando conforme o guia de estilo.
26 de maio a 4 de junho – Versão 3 e validações
Em 26 de maio, enviei o v3 com todas as recomendações: changelog posicionado corretamente, linhas a 75 colunas, indentação padronizada e comentários extras. Em 31 de maio, Jonathan pediu atenção a um caso de indentação dupla, e em 4 de junho Marcelo comentou que, a rigor, não havia necessidade de um v3 — a alteração era pequena e o upstream já continha lógica similar. Ele também sugeriu considerar macros FIELD_PREP/FIELD_GET para futuras refatorações.
17 a 20 de junho – Reflexão e decisão final
Conversei com a Júlia e com o David, revisei a sugestão dos helpers de campo e avaliamos o esforço de um hipotético v4. Concluímos que o ganho era marginal diante do tempo necessário. Em 20 de junho, enviei meu último e-mail agradecendo todas as contribuições, confirmei que guardaria as boas práticas para futuros patches mais substanciais e comuniquei a decisão de arquivar essa série de versões.
Esta jornada me ensinou sobre padrões de formatação, comunicação clara e o equilíbrio entre perfeição e pragmatismo ao contribuir para o Linux. Estou ansiosa pelo próximo desafio!