Introdução
A área de desenvolvimento de jogos eletrônicos apresenta diversos campos de pesquisa relacionados à Ciência da Computação, notavelmente a computação gráfica, gerando modelos e animações tridimensionais excepcionalmente realistas, a inteligência artificial, criando agentes inteligentes capazes de tomar decisões que emulam comportamentos humanos, e a geração procedural, produzindo dados e elementos de naturezas variadas a partir de algoritmos meticulosos. Especificamente sobre inteligência artificial, a produção de jogos pode ter um foco diferente das aplicações reais, pois nem sempre o ideal é realizar as ações ótimas.
Nesse sentido, a literatura relacionada à game design expressa de maneira pertinente: é mais interessante que os agentes presentes em um jogo atuem com ênfase no entretenimento e nos desafios que proporcionam ao jogador do que agir utilizando a melhor abordagem possível contra humanos. Um dos desafios que surge durante o desenvolvimento de um jogo é a implementação de algoritmos eficientes, pois a execução é feita em tempo real, ou seja, todo o processamento de uma etapa lógica, renderizado em um quadro, deve ser feito em menos de 16 milissegundos.