Implantação

Uma solução cada vez mais empregada para este cenário é armazenar as informações do ambiente de rede em um diretório, através de um serviço de diretório LDAP. Isso torna possível acessar de forma padronizada, ágil e segura, todas essas informações. Portanto todos os serviços da rede (autenticação, compartilhamento, impressão, e-mail, etc.) buscarão as informações de que precisam nesse diretório, de forma integrada.

A seguir está o exemplo da mesma rede heterogênea mostrada anteriormente, utilizando um servidor LDAP para integração dos serviços.

Figura 1.7. Exemplo de serviços em uma rede heterogênea com integração LDAP

Exemplo de serviços em uma rede heterogênea com integração LDAP

Esse exemplo ilustra uma rede heterogênea utilizando um servidor LDAP para integração dos serviços.

Uma maneira de disponibilizar um serviço de diretório LDAP é utilizando soluções livres disponíveis atualmente. Um exemplo de implantação desse tipo é instalar um servidor OpenLDAP, integrando-o ao PAM (Pluggable Authentication Modules) para realizar a autenticação dos clientes Linux/Unix, e integrando-o ao Samba para autenticar os clientes Windows. Toda a comunicação entre os serviços pode ser protegida através do suporte TLS (Transport Layer Security).