Solução de problemas (Troubleshooting)

1. Após alguns pequenos ajustes nos índices da base de dados, no arquivo /etc/ldap/slapd.conf, o NSS e o finger não conseguem mais encontrar os usuários que estão armazenados no diretório.
2. Executar o finger, id ou o getent como root retorna os registros que estão armazenados no diretório. Porém, ao executar esses mesmos comandos como um usuário comum, não é possível obter esses resultados.
1.

Após alguns pequenos ajustes nos índices da base de dados, no arquivo /etc/ldap/slapd.conf, o NSS e o finger não conseguem mais encontrar os usuários que estão armazenados no diretório.

Sempre que os índices forem alterados no arquivo /etc/ldap/slapd.conf, eles precisam ser reconstruídos. Para fazer isso, primeiro pare o serviço slapd:

usuario@ldapserver:~$ sudo /etc/init.d/slapd stop
Stopping OpenLDAP: slapd.

depois reconstrua os índices utilizando o comando slapindex:

usuario@ldapserver:~$ sudo slapindex

e então reinicie o serviço:

usuario@ldapserver:~$ sudo /etc/init.d/slapd start
Starting OpenLDAP: running BDB recovery, slapd.

Tente realizar novamente a busca.

2.

Executar o finger, id ou o getent como root retorna os registros que estão armazenados no diretório. Porém, ao executar esses mesmos comandos como um usuário comum, não é possível obter esses resultados.

Para que o NSS consiga realizar consultas no diretório LDAP ele precisa ter acesso ao arquivo /etc/libnss-ldap.conf. Certifique-se de que esse arquivo possui acesso de leitura para todos os usuários, caso contrário, apenas o usuário root conseguirá realizar essas buscas.

O ajuste de permissão recomendado para o arquivo /etc/libnss-ldap.conf é 644, para permitir a pesquisa dos registros do diretório através do finger, id ou getent por todos os usuários do sistema.

Não se esqueça de que esse ajuste só é recomendado caso esse arquivo não contenha nenhuma informação confidencial, como a senha do administrador do diretório (rootdn). Ou seja, o NSS terá que fazer as buscas utilizando bind anônimo (sem autenticação) e para isso o direito de leitura terá que ser liberado a todos os registros para todos os usuários, sem comprometer a segurança do sistema. Consulte o Apêndice A, ACL's para maiores informações.