inovacao TCC - Inovação de Gênero: detecção de padrões de viés de gênero em textos de websites

Inovação de Gênero

Detecção de padrões de viés de gênero em textos de websites

Nesse trabalho aplicamos Inovação de Gênero com objetivo de detectar viés de gênero em textos retirados da web.

Inovação de Gênero

Nas ciências exatas existe uma grande diferença entre o número de mulheres e homens e, como a ciência foi historicamente desenvolvidas por homens, a cultura do meio se torna predominantemente masculina. Ambientes que eram majoritariamente ocupados por mulheres no início do seu desenvolvimento, como a Cência da Computação, sofreram uma vertignosa inversão em relação ao número em gênero, dado que homens foram cada vez mais atraídos para área. Este trabalho levanta o questionamento sobre os motivos que levam a mulher se afastar de áreas de ciências exatas.

Algumas medidas nas esferas de Gênero e Educação são nosso ponto de partida. Entidades internacionais propuseram soluções para que pesquisa e educação se tornem meios mais produtivos e igualitários como descrito no relatório Structural change in research institutions: Enhancing excellence, gender equality and efficiency in research and innovation da Comissão Européia que indica que um dos aspectos a ser aplicado para que a equidade de gênero seja atingida é a incorporação de Análise de Gênero na Ciência, sendo essa uma de nossas motivações. Além disso, a Organização das Nações Unidas criou um plano de ações que visa o Desenvolvimento Sustentável do planeta com uma série de objetivos a serem alcançados até 2030. Dois destes objetivos também estão nas motivações do nosso trabalho: "Garantir uma educação de qualidade inclusiva e equitativa e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos", e "Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas".

Refletimos sobre alguns pontos como o papel da mulher na sociedade, as condições em que ser social se desenvolve, a língua e a cultura, que refletem o ambiente social, e como todas essas condições podem influenciar na formação do ser. Existem iniciativas para compreender o que leva a essa disparidade e descobrir quais medidas podem ser tomadas para que a produção científica tenha um ambiente mais diversificado, igualitário e produtivo. Essas iniciativas são chamadas de Inovação de Gênero. Nosso estudo é motivado pela ideia de que diversificar o meio e a maneira que a ciência é feita é uma forma de inserir novas abordagens para os problemas estudados, o que pode contribuir para trazer novas perspectivas na pesquisa científica.

Com a Inovação de Gênero trazemos para esse trabalho a abordagem de Correção de Conhecimento, o foco do nosso projeto, que é o desenvolvimento de ferramentas que forneçam uma análise do viés gênero na linguagem. Nossa ferramenta será um classificador de gênero em textos que transmitem opinião, retirados de portais em língua portuguesa voltados para um público diverso. ASsim buscamos detectar algum viés relacionado ao gênero feminino a partir de técnicas de Processamento de Linguagem Natural.

Correção de Conhecimento

A Correção de conhecimento é uma forma de intervenção tecnológica e política que contribui para que ciência seja feita de feita de maneira que o campo torne-se mais diversificado e introduza novas perspectivas na pesquisa científica, o que pode ser deveras enriquecedor.

A maneira que conhecimento é transmitido pode influenciar na formação dos cientistas e sua abordagem na ciência, como existem campos com um número muito maior de homens do que de mulheres, é possível que exista um viés masculino nessas áreas.

Uma forma de correção de conhecimento garantir que a informação não seja enviesada. Procuramos fazer um pequena parte dessa intervenção ao analisar o viés de gênero em textos de websites informativos.

Projeto

O projeto consiste em analisar um corpora retirados de websites, que transmitem informação de alguma maneira, e identificar um possível viés relacionado ao gênero nestes textos a partir de Processamento de Linguagem Natural.

Ao final deste trabalho é esperado que uma ferramenta de análise de viés de gênero seja desenvolvida e possa ser disponibilizada a possíveis usuários.

Considerações Finais

A diminuição no npumero de mulheres na em áreas majoritariamente ocupadas por homens, tem como uma das caudas a construção social, que abrange cultura, linguagem e estereótipos relacionados ao gênero, aspectos que o individuo é exposto desde o nascimento. Em contra-partida, a Inovação de Gênero pode revolucionar a maneira como ciência é feita, uma vez que as instituições se comprometam a fomentá-la. Ela um esforço constante para aumentar a diversidade na área, levantando questionamentos e sugerindo novas abordagens, como a Correção de Conhecimento.

Corrigir a maneira como a informação é passada implica em corrigir também os viéses na linguagem, que é parte formadora do ser social e portanto não deve ser enviesada, caso contrário, a perpetuação do estigma da mulher e os estereótipos ligados ao gênero feminino continuarão a ser transmitidos. Nossa análise mostrou alguns traços na linguagem que parecem relacionar termos a um gênero específico. Isso nos motiva a continuar pesquisando e aumentar o nosso corpus, afim de adicionar mais dados à análise e obter resultados mais expressivos.

Apesar de todos os entraves enfrenteados pela mulher na ciência e sociedade, elas seguem firmes lutando pelo seu espaço. Terminamos este trabalho com esperança de que no futuro possa finalmente existir equidade de gênero em todos os meios sociais.

Monografia e Projeto

As versões finais da monografia e do código fonte podem ser baixados nos seguintes links:

Monografia

Código fonte

Aluna

Ludmila Ferreira Vicente e Silva

ludmila.silva@usp.br

 

Supervisor: Alfredo Goldman vel Lejbman

Co-supervisora: Cláudia de Oliveira Melo