next up previous
Next: Assegurando a privacidade Up: Ameaças a privacidade Previous: Invasões de computadores

Interesses empresariais

Talvez a maior ameaça à privacidade atualmente sejam as empresas privadas, interessadas em ``espionar'' seus consumidores para serem mais eficientes na venda de seus produtos. Pesquisas de opinião sempre fizeram sucesso entre as empresas para guiar decisões de desenvolvimento de produtos. Neste contexto, a Internet foi vista não só como um potencial novo mercado, como também um novo e poderoso mecanismo para espionar os consumidores.

Sob o pretexto de melhorar a qualidade dos serviços ofertados, muitas empresas distribuem programas pela Internet capazes de fazer estatísticas sobre as páginas visitadas pelos usuários, suas preferências, etc. Este é o caso, por exemplo, do Gator, distribuído pela Internet quando o usuário acessa determinandas páginas.

Embora o Gator só possa ser instalado com a permissão do usuário, muitos dos usuários que não tem tanto conhecimento em computação (ou paciência para ler o contrato do Gator, ficando assim sem conhecer sua finalidade) acabam por instalá-lo. O caso do Gator tem gerado grande polêmica nos Estados Unidos, levantando perguntas a respeito dos limites toleráveis deste tipo de abordagem por parte das empresas privadas.

Também é prática comum entre as empresas trocar livremente informações de seus clientes com parceiros de negócios. Bancos podem trocar informações sobre seus clientes, muitas vezes sem a autorização destes, com outros bancos e empresas. Recentemente, mudanças na lei americana foram propostas para exigir que os bancos só troquem informações dos seus clientes com a permissão expressa destes, mas a pressão por parte dos bancos tem, até o momento, impedido que leis deste tipo fossem aprovadas ou, em certas situações, causado sua alteração de modo a impor condições mais brandas.

Outra questão importante é o funcionamento dos programas proprietários. Como podemos, por exemplo, saber se eles não guardam informações sobre o que fazemos e as enviam pela rede? Políticas de privacidade adotadas por empresas tem se alastrado por estes e outros motivos, mas de qualquer forma no caso de programas proprietários não temos como saber, mesmo que nos assegurem privacidade, que a privacidade é realmente garantida. Se durante a guerra fria temia-se que o Estado espionasse seus cidadãos, hoje com certeza sabemos que as empresas nos espionam. Não por motivos políticos, mas para nos vender mais produtos.


next up previous
Next: Assegurando a privacidade Up: Ameaças a privacidade Previous: Invasões de computadores
Carlos Henrique de Fernandes 2003-12-08