next up previous
Next: Interesses empresariais Up: Ameaças a privacidade Previous: Cookies

Invasões de computadores

As invasões a microcomputadores da rede, acessando dados particulares e sigilosos, talvez seja a forma mais explícita de invasão de privacidade.

Há falhas de segurança nos sistemas operacionais, que permitem a uma pessoa, com grandes conhecimentos de computação e conhecedora da falha, obter acesso total ou parcial ao computador que esteja rodando o sistema. Um problema gravíssimo, pois normalmente confia-se no sistema operacional e tem-se certeza que os dados armazenados estão seguros, protegidos pela política de segurança do sistema.

Não apenas uma falha no sistema possibilita esta invasão, um sistema mal configurado é um alvo fácil para pessoas mal intencionadas. A Computer at Risk, em 1991, já alertava para este problema. ``Na prática, a eficácia de uma proteção depende muito do modo como ela é usada; o melhor cofre do mundo é inútil se ninguém se lembra de fechar a sua porta". Os sistemas operacionais oferecem muitas proteções contra acesso indevido, porém uma configuração incorreta pode comprometer essas proteções e por em risco a segurança de todo sistema.



Carlos Henrique de Fernandes 2003-12-08