next up previous contents
Next: A rede como SPOF Up: Alta Disponibilidade Previous: SPOF - Single Point   Sumário

RAID

O RAID (Redundant Array of Inexpensive Devices) é, como o nome diz, um conjunto de dispositivos de armazenamento comuns ligados a um hardware que se encarrega de fazer a replicação de dados entre eles. Assim, se um dispositivo falhar, a informação estará contida em outro e não será necessário mais do que trocar o disco defeituoso para voltar a funcionar, o que em princípio, é uma questão de minutos.

O RAID se encarrega, ele próprio, de fazer a replicação de dados para o novo dispositivo, ao mesmo tempo que responde as requisições de disco feitas pela máquina. no final desse processo temos um arranjo igual ao original com um mínimo de downtime3.

Além do RAID em hardware existe também o software RAID, que tem a mesma função, só que não requer hardware específico. O software, carregado no Kernel, se encarrega de fazer a replicação entre diversas unidades. Isto tem a vantagem de economizar com equipamento, mas tem a desvantagem de causar uma sobrecarga (overhead) ao processador por ter que lidar com o algoritmo de replicação.

Para reduzir ainda mais o downtime existe a tecnologia Hot Swap. Dispositivos Hot Swap podem ser conectados e desconectados sem necessidade de desligamento da máquina. Reduzindo o downtime a zero durante a substituição de um disco.


next up previous contents
Next: A rede como SPOF Up: Alta Disponibilidade Previous: SPOF - Single Point   Sumário
Guilherme Tomas O'Connor de Lungarzo 2004-02-27