next up previous contents
Next: Monitores Up: Alta Disponibilidade Previous: RAID   Sumário

A rede como SPOF

Um sistema conectado a uma rede, possivelmente à Internet, tem caracterizado no equipamento de rede diversos SPOF's, tais como a Interface de rede, o cabo e o Hub/Switch. Para eliminar estes SPOF's devemos instalar todo este equipamento de maneira redundante. Ter mais de um dispositivo de rede conectado na máquina, de preferência conectados a Hubs/Switches diferentes.

Em caso de falha de uma interface de rede, cabo ou hub a outra conexão pode ser utilizada para acesso imediato à máquina.

No entanto, cada interface de rede tem que ter seu próprio endereço IP. Se uma interface falhar, como a máquina cliente ou servidor de DNS fica sabendo da mudança? Isso não é viável. Claro que é possível ter apenas uma interface configurada e, em caso de falha, configurar a outra com o mesmo endereço IP. No entanto isto traz diversos problemas.

Um deles é que fica impossível acessar a máquina remotamente para fazer a substituição da configuração, já que a única interface funcional está desconfigurada. Dependendo do sistema é viável ter uma rede de serviços, isto é, uma rede que é utilizada para manutenção do sistema apenas e não para tráfego de dados dos serviços que o servidor disponibiliza.

No entanto, isto requer mais preocupação. A rede de dados deve ser utilizada como meio de separar a banda de dados e de serviços, mas não como ferramenta de alta disponibilidade já que é uma rede que não replica a primeira, mas complementa. A rede de serviços fica assim um elemento a mais para ser mantido.

Para configurar as interfaces é melhor separar endereços IP por função, isto é, dois endereços IP: um para cada interface e mais um endereço IP para o serviço, conforme ilustrado na figura [*].



Figura: Eliminando SPOF's de Rede
[width=]img/multi_net.eps



Um sistema decente fornece uma maneira de configurar IP alias, isto é, um IP secundário para uma interface de rede. Assim, em dado momento uma interface responde pelo seu endereço de interface, conhecido pelos administradores, e pelo endereço de serviços, conhecido pelo público ou registrado em um DNS Server.

Em caso de falha de uma interface a outra, já operacional mediante o endereço de interface, pode receber o endereço de serviços como alias e continuar respondendo pelo serviço de maneira transparente para a máquina cliente, que após um pequeno downtime do servidor para efetuar a troca, continua acessando o serviço pelo mesmo endereço.


next up previous contents
Next: Monitores Up: Alta Disponibilidade Previous: RAID   Sumário
Guilherme Tomas O'Connor de Lungarzo 2004-02-27