next up previous contents
Next: Mon Up: Alta Disponibilidade Previous: A rede como SPOF   Sumário

Monitores

O downtime que provocado se um humano tiver que perceber uma falha em um dispositivo de rede e tomar as providencias para uma troca de endereço de serviço pode ser grande.

O ideal é usar um programa de monitoramento que detecte a falha de rede e substitua a interface que responde pelo endereço do serviço.

Embora possa parecer complicado em um primeiro momento, repare que verificar a conexão de rede pode ser feito de uma maneira simples, por exemplo, utilizando a ferramenta ping para entrar em conto com endereços externos. Enquanto a resposta vier, é porque a interface funciona, quando a resposta falhar, pode ser que a interface tenha falhado. Mas também, pode ser que a máquina remota tenha falhado o que, a priori, foge totalmente da nossa responsabilidade.

A máquina remota representa, portanto, um SPOF fora do nosso alcance. A solução deste problema é tentar alcançar um número maior de máquinas que sejam atingidas por rotas diferentes, diminuíndo, assim, drasticamente a probabilidade de erro, baseado na improbabilidade de diversas máquinas, bem escolhidas, possam falhar simultaneamente.

Substuir a interface que responde pelo alias normalmente é uma tarefa simples. Em Linux basta efetuar dois comandos, um para desabilitar o alias na interface defeituosa e outro para configurá-lo na interface funcional, conforme ilustrado na figura [*].



Figura: Trocando o IP Alias
1#1



Assim, diversos monitores podem se encarregar dessa tarefa. Um deles é o Mon.


next up previous contents
Next: Mon Up: Alta Disponibilidade Previous: A rede como SPOF   Sumário
Guilherme Tomas O'Connor de Lungarzo 2004-02-27