Desenvolvimento de Aplicação Web Voltada ao Ensino de

Programação para o Público Infanto-Juvenil



Professor Orientador

José Coelho de Pina

Proposta

O raciocínio lógico é umas das principais ferramentas no desenvolvimento intelectual de uma pessoa. Sendo assim, o desenvolvimento do raciocínio e da solução de problemas deve ser incentivado como prioridade no ensino desde os estágios mais tenros do desenvolvimento.

Com o objetivo de auxiliar o desenvolvimento das faculdades lógicas de crianças e adolescentes, decidimos desenvolver uma ferramenta que auxiliará no processo de formação do raciocínio por meio do ensino de programação a distância.

Queremos introduzir conceitos básicos de programação recorrendo à exposição do aluno a desafios de dificuldade incremental. Para isso, desenvolveremos uma plataforma web que possibilite o ensino de conceitos básicos, porém importantes, de programação e solução de problemas lógicos, aplicando recursos de ludificação. Pretendemos estimular o interesse de nosso público alvo por meio do artifício de um jogo virtual com objetivos claros e conteúdo modular.

Também disponibilizaremos o material desenvolvido para um grupo de jovens com idade compreendida dentro das especificações do projeto a fim de identificar os prós e contras do sistema, ou seja, analisar o poder de atratividade do site frente aos usuários, a compatibilidade das lições elaboradas de acordo com a idade dos alunos, além de buscar possíveis melhorias futuras para o projeto. Pretendemos aplicar esta bateria de testes para termos a oportunidade de readaptarmos nosso material às eventuais novas necessidades que aparecerão.

Acreditamos que iniciativas como essa são essenciais para a divulgação da ciência da computação e, desta forma, esperamos despertar o interesse dos jovens pela área, incentivando a formação de futuros profissionais e entusiastas.

Cronograma

  • Até início de maio
  • Definição do contexto do jogo e do esqueleto do website.

  • Até junho
  • Definição e desenvolvimento da interface gráfica do jogo juntamente com uma fase-exemplo.

  • Até agosto
  • Aprimoramento do design e usabilidade da interface e inclusão de funcionalidades mais complexas. Início da monografia.

  • Até setembro
  • Desenvolvimento das demais fases e organização em módulos segundo técnicas pedagógicas.

  • Até outubro
  • Aplicação do teste com crianças, elaboração e disponibilização do site.

  • Meados de outubro
  • Análise de resultados dos testes e ajustes ao projeto conformemente.

  • Até novembro
  • Disponibilização da versão final do site e finalização da monografia.

    Monografia - Versão Final

    A versão final da monografia já está disponível. Ela contém detalhes de todo o processo de desenvolvimento e implementação de Torre de Controle, sua metodologia de pesquisa, validação, entre outros tópicos. Este documento foi entregue conforme o calendário oficial da disciplina Trabalho de Formatura Supervisionado do Bacharelado em Ciência da Computação - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo.

    Monografia - Versão Preliminar

    Disponibilizamos a versão preliminar de nossa monografia. Vale lembrar que esta versão contém grande parte do conteúdo programado, embora ainda não esteja completamente finalizada, contendo diversas seções ainda por serem concluídas. Este documento foi entregue conforme o calendário oficial da disciplina Trabalho de Formatura Supervisionado do Bacharelado em Ciência da Computação - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo.

    Relatório Parcial

    Elaboramos um relatório contendo detalhes do trabalho que viemos desenvolvendo ao longo do primeiro semestre. O documento reúne informações a respeito de nosso progresso, decisões de projeto tomadas e mudanças de planos. Este documento foi entregue conforme o calendário oficial da disciplina Trabalho de Formatura Supervisionado do Bacharelado em Ciência da Computação - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo.