Aluno:

Daniel Jorge Renjiffo

Orientador:

José Coelho de Pina

Proposta:

Os avanços em eletrônica e computação possibilitaram o surgimento de várias ferramentas voltadas para o ensino de programação e de robótica, inclusive para crianças e adolescentes. O Lego Mindstorm e o recém lançado Lego Boost são algumas dessas ferramentas. Algumas dessas ferramentas são voltadas para plataformas livres, como Arduino. O Cubetto da Primo Toys e MakerBlock são exemplos de tais plataformas.

Apesar desses projetos provarem ser bastante eficazes, a sua maioria possui software proprietário. Frequentemente, neles, não é muito intuitivo de acrescentar novos comandos ou adaptar novos hardwares.

Portanto o objetivo desse trabalho de conclsusão de curso é de desenvolver um ferramenta aberta , que proporcione o ensino de robôtica e programação para crianças e adolescentes. Ela é composta por um robô e um aplicativo onde o usuário pode enviar uma sequência de comandos através de uma interface iterativa e intuitiva.


Cronograma:

timeline


Robô Teste:

Este primeiro modelo foi utilizado uma caixa de presente como base para o robô. Usando dois motores DC de 6 volt, esse modelo serviu para testar a interface de conexão sem fio atravês do módulo ESP-01. Alêm disso com este primeiro robô foi testado diferente bibliotecas de interface gráficas como pyQt, wx e Kivy.

Robo Teste


Primeiro Protótipo:

Modelo com peças impressas 3D com plástico ABS. Modelo utiliza agora motores micro servo 9g ao invês de motores DC e agora este modelo possui uma garra mecânica. Todas as peças forão modeladas no solftware de modelagem aberto Blender 3D. Interface gráfica feita em Kivy, podendo enviar comandos para controlar os motores atravês de blocos lógicos. Modelos do bloco feitos no programa de design 2D aberto Krita

Primeiro Robo


Segundo Protótipo:

Terceito modelo com placa final fábricada na impressa chinesa PCB way. Neste protótipo foi feito um novo chassi com suporte para pilhas 1.5V e e a placa final. Robô é formado por três motores micro servo 9g, um sensor de distância, um sensor infravermelho e um buzzer (pequeno alto falante). Interface gráfica agora com possibilidade de controlar os sensores e o buzzer e assim como blocos para fazer macros.

Segundo Protótipo Aplicativo


Monografia:

Arquivo pdf