Desde do final do meu primeiro ano da graduação eu tenho vontade de estudar inteligência artificial.
Minha primeira inspiração para a área veio deste
vídeo
e deste então tenho buscado conhecer mais sobre este campo.
Outro fator que me levou a escolher este projeto foi meu interesse por jogos de tabuleiro e os resultados do
AlphaGo em 2015 e 2016. Minha ideia inicial era fazer uma IA que jogasse xadrez pois eu já tinha um pouco mais
de experiência com esse jogo porém, após discutir com o prof. Denis ele me aconselhou fazer para um jogo mais
simples e disso veio o projeto do jogo de Hex.
Durante mais da metade do projeto ele ocorreu sem maiores dificuldades, o cronograma foi seguido e resultados
positivos foram obtidos gradualmente durante o desenvolvimento. Infelizmente mais para o final houveram
diversos problemas e foi muito dificil identificar a origem deles, eu não sabia se eu havia entendido algo errado,
se era um erro no código ou simplesmente os parâmetros que não estavam bons. Cheguei a passar dias sem ter ideia
do que mudar ou fazer para melhorar o programa
Felizmente, ao final, o projeto funcionou da forma esperada e obtive os resultados que eu queria. Acredito que
este trabalho me fez não só entender melhor a teoria por trás de diversos conceitos de Machine Learning mas também
as dificuldades que podem ser encontradas durante o desenvolvimento.
Agradecimentos:
Primeiro agradeço à minha família por sempre terem me apoiado, seja qual fosse a situação. Quero agradecer também aos professores Carlinhos e Nina por me permitirem realizar este projeto mesmo estando estudando fora da USP durante o 2º semestre.
Por fim, agradecimentos especiais ao professor Denis por ter aceitado ser meu supervisor. Ele não somente me ajudou
na parte técnica sempre que necessário mesmo eu estando fora do país, como também demonstrou preocupação pelo meu
bem-estar durante o intercâmbio.