In the context of health, there is a growth in stored and generated data from health facilities. However, it can be a difficult task to analyze these data because of its size and complexity. In this project, we worked in collaboration with the São Paulo Municipal Health Secretariat (SMS-SP), in a government-academia collaboration to develop a data visualization platform. This platform is a surveillance dashboard for large scale data processing that enables analysis via advanced techniques for data visualization. This project is based on public data from the Brazilian National Health System (SUS). We consolidated the platform software architecture to enable the integration with the Hospital Information System datasets (SIH-SUS) from any region of Brazil. The platform final architecture follows the Model-View-Controller (MVC) software design pattern. With this approach, we brought benefits over the initial prototype version, and overcome the microservices disadvantages. The flexibility brought by the chosen architecture decreases the code complexity and brings modularity to the system. Moreover, the platform indicates that this kind of platform can support the development of public health policies to the Brazilian population.
No contexto de saúde, existe um crescimento na quantidade de dados gerados e armazenados por estabelecimentos de saúde. Entretanto, pode-se tornar uma tarefa difícil a análise desses dados por conta de seu tamanho e complexidade. Neste projeto, trabalhamos em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (SMS-SP), isto é, através de uma colaboração governo-academia, para desenvolver uma platforma de vigilância de processamento de dados em larga escala que possibilite análises via técnicas avançadas de visualização de dados. Este projeto é baseado na análise de dados públicos do Sistema Unificado de Saúde (SUS). Nosso objetivo foi consolidar a arquitetura de software dessa platforma para habilitar a integração com base de dados do Sistema de Informações Hospitalares (SIH-SUS) de qualquer região do Brasil. A arquitetura final segue o padrão de software Model-View-Controller (MVC). Com isso, pretendemos trazer mais benefícios que a versão prototipada inicialmente, e superar as desvantagens da versão em microserviços. A flexibilidade trazida pela arquitetura escolhida reduz a complexidade do código e traz modularidade ao sistema. Além disso, a platforma sinaliza que este tipo de ferramenta pode auxiliar no desenvolvimento de políticas eficientes de saúde para a população brasileira.
Implementação de um serviço e suas aplicações para visualização de dados de saúde georreferenciados
Ver propostaA Brazilian Public Health Geospatial Surveillance Platform: a development case study
Ver MonografiaA Brazilian Public Health Geospatial Surveillance Platform: a development case study (POSTER)
Ver PôsterDurante esse projeto, o momento mais importante e que mais impactou os passos seguintes foi perceber que a versão da plataforma baseada em microserviços não iria pra frente. Essa versão seria mais ampla e permitiria a visualização de outros tipos de dados além de internações hospitalares, mas não seria viável sua implantação na Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo por questões de manutenção e recursos disponíveis. Aplicações no mundo real podem apresentar problemas ou algumas limitações. Aprender a lidar com isso e contornar o problema de forma que não prejudique o objetivo final se torna uma tarefa de grande importância.
Em toda tomada de decisão e problemas encontrados no caminho (inclusive nas dificuldades em partes na escrita da monografia), contei com o auxílio dos meus orientadores Fabio Kon e Paulo Meirelles, principalmente do Paulo, com quem me reunia semanalmente, e sou muito grata à eles.
Quanto às disciplinas cursadas ao longo da graduação, declaro a importância que elas tiveram em minha formação. Inclusive as disciplinas mais teóricas que cursei no início foram úteis de alguma forma, me fornecendo uma base de conhecimento ampla. As disciplinas mais práticas como Laboratório de Métidos Ágeis, Tópicos Avançados de Programação Orientada a Objetos, entre outras, foram bastante úteis ao ensinar como trabalhar em uma equipe de desenvolvimento, dentre outras coisas. Sou grata por todo conhecimento recebido durante o período da graduação, em momentos em classe e extraclasse.