Raytracer em tempo real baseado em física
MAC0499 - Trabalho de Formatura Supervisionado
Aluno: Luan Haniel Ferreira Sanches Torres
Orientador: Marcel P. Jackowski
Desde os primórdios da computação, a geração de imagens sempre foi de grande interesse tanto para a indústria quanto para academia. Com o avanço da tecnologia, a busca pela geração de imagens fotorealistas tem aumentando continuamente, sempre demandando maior desempenho computacional para emular a física do transporte de luz. Consequentemente, até hoje, a criação de cenas fotorealísticas em tempo real é um tarefa complexa.
Neste trabalho, pretende-se avaliar o grau de sofisticação da modelagem do transporte de luz capaz de ser utilizado para a geração de imagens fotorealistas em tempo real, considerando descrições físicas dos materiais, comportamento da luz, e um hardware de referência. Será desenvolvido um ray tracer, algoritmo que simula o comportamento físico da luz e sua interação com objetos, e que permita um usuário manipular a cena em tempo real, contemplando reflexões difusiva e especular a fim de analisar o nível de realismo capaz de ser atingido.
Para atingir estes objetivos, é necessário ter o máximo de controle da pipeline gráfica, portanto foi escolhido avaliar o desempenho da API Vulkan, sucessor da API OpenGL, que promete maior a acessibilidade ao hardware gráfico.
Cronograma
Item | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov |
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Estudo das tecnologias | X | X | X | ||||||
Desenvolvimento | X | X | X | X | |||||
Testes | X | X | X | X | |||||
Análise dos resultados | X | X | X | ||||||
Monografia | X | X | X | X | X | X |