Aluno: Luan Haniel Ferreira Sanches Torres
Orientador: Marcel P. Jackowski

Desde os primórdios da computação, a geração de imagens sempre foi de grande interesse tanto para a indústria quanto para academia. Com o avanço da tecnologia, a busca pela geração de imagens fotorealistas tem aumentando continuamente, sempre demandando maior desempenho computacional para emular a física do transporte de luz. Consequentemente, até hoje, a criação de cenas fotorealísticas em tempo real é um tarefa complexa.

Neste trabalho, pretende-se avaliar o grau de sofisticação da modelagem do transporte de luz capaz de ser utilizado para a geração de imagens fotorealistas em tempo real, considerando descrições físicas dos materiais, comportamento da luz, e um hardware de referência. Será desenvolvido um ray tracer, algoritmo que simula o comportamento físico da luz e sua interação com objetos, e que permita um usuário manipular a cena em tempo real, contemplando reflexões difusiva e especular a fim de analisar o nível de realismo capaz de ser atingido.

Para atingir estes objetivos, é necessário ter o máximo de controle da pipeline gráfica, portanto foi escolhido avaliar o desempenho da API Vulkan, sucessor da API OpenGL, que promete maior a acessibilidade ao hardware gráfico.

Cronograma

Item Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov
Estudo das tecnologias X X X
Desenvolvimento X X X X
Testes X X X X
Análise dos resultados X X X
Monografia X X X X X X