Trabalhar no TCC foi uma experiência difícil para mim, pois foi um trabalho longo e extenso no qual definir metas é uma responsabilidade primariamente do aluno, com ajuda do orientador. Gostaria de agradecer ao Profº João Eduardo Ferreira que propôs o tema de trabalhar com o Neo4j e, apesar de muito ocupado, me guiou, com muita boa vontade, nos últimos meses para que o trabalho chegasse no ponto que está agora.
Como mencionei na parte de motivações, a oportunidade de trabalhar com uma tecnologia NoSQL é muito valiosa para mim, pois a visão que temos disso durante o curso é muito breve, quase sem atividades práticas. Durante a graduação, o tópico de teoria dos grafos foi um dos que mais me interessou, então trabalhar com as duas coisas no meu TCC foi uma boa experiência.
A maior dificuldade do trabalho foi garantir que a comparação entre as duas ferramentas fosse justa. Esse conceito é altamente subjetivo, então algumas suposições educadas foram necessárias. Muitas vezes os testes não eram produzidos da forma que eu imaginava inicialmente, devido a uma base de dados ruim e dissonancia no que eu pensava que as ferramentas fariam e no que elas de fato faziam, nas consultas. Uma pesquisa extensa foi necessária para ter uma boa ideia de que eu não estava fazendo as consultas de formas subeficientes ou que o banco estava mal calibrado