Visão do projeto Consecutivo

O Consecutivo é um ambiente matemático que tem o objetivo de fazer com que o estudante da educação básica explore propriedades da soma e do produto de uma sequência de números naturais consecutivos. Ele possui uma interface com diversas ferramentas e tarefas, as quais engajam os aprendizes em situações de observações sistemáticas, percepção de padrões e elaborações de justificativas formais.

O desenvolvimento do Consecutivo levou em consideração alguns princípios compartilhados pelos pesquisadores em Educação Matemática: executabilidade dos cálculos, múltiplas representações dos conceitos matemáticos e dinamismo. Para garantir a presença desses princípios, foram inseridas na interface do ambiente duas barras do tipo range e dois campos de resultados.

reta numérica
Figura 1: Ranges e campos da soma e do produto na interface do Consecutivo.

As ranges controlam, respectivamente, a quantidade de elementos da sequência de números naturais e o valor do primeiro número da sequência. Os dois campos de resultados mostram, respectivamente, a soma e o produto dos números da sequência selecionada. Qualquer movimento nas barras de rolagem causa uma mudança imediata nos valores da soma e do produto da sequência de consecutivos, o que torna as informações executáveis e dinâmicas.

A sequência de números consecutivos escolhida, sua soma e produto podem ser apresentadas de diversas formas na tela: na reta numérica e nos painéis FATORAÇÃO, DIVISÃO, ÁLGEBRA e SOMA ANINAL.

Publicações

As seguintes publicações científicas discutem as potencialidades do uso do Consecutivo para o ensino de matemática na educação básica. Visam, especialmente, apontar os recursos mais utilizados pelos estudantes e os tipos de argumentos construídos por eles ao interagirem com os conceitos de soma e de produto de números naturais consecutivos.

CARVALHO, C. C. S. O design de um ambiente digital e suas contribuições para a formulação de conjecturas e provas na educação básica Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Anhanguera de São Paulo, São Paulo, 2014.

CARVALHO, C. C. S. O uso de computadores no ensino de matemática. Matter: revista acadêmica da UNIBR. Ano 1. Vol. 1. N. 1. 2012. Disponível em: http://unibr.com.br/revistamatter/?p=173. Acesso em: 27 out 2016.

CARVALHO, C. C. S. O papel do computador no processo de formação de conjecturas e justificativas formais na matemática escolar. Matter: revista acadêmica da UNIBR. Ano 2. Vol. 2. N. 2. 2013. Disponível em: http://unibr.com.br/revistamatter/?p=251. Acesso em: 27 out 2016.

CARVALHO, C. C. S. Como estudantes da educação básica usam softwares matemáticos para elaborar conjecturas? In: Simpósio Interdisciplinar de Tecnologias na Educação, 1, 2015, Boituva, SP. Anais... Boituva/SP, 2015. p. 1–7.

CARVALHO, C. C. S. As contribuições das representações figurais em ambientes digitais para a construção de provas conceituais. In: Seminário internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 6, 2015, Pirenópolis, GO. Anais... Pirenópolis/GO, 2015. p. 1–11.

GOMES, V. S. R. ; CARVALHO, C. C. S. Desenvolvimento web para o ensino de matemática: o caso do consecutivo. In: Feira Anual Técnico-Científica do IFSP – Campus Cubatão, 3, 2015, Cubatão, São Paulo. Anais... Cubatão/SP, 2015.

GOMES, V. S. R. ; GUERREIRO, W. C. ; CARVALHO, C. C. S. Desenvolvimento web para o ensino de matemática: o caso do consecutivo. In: Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSP, 6, 2015, Itapetininga, São Paulo. Anais... Itapetininga/SP, 2015. p. 1-4.

GOMES, V. S. R. ; CARVALHO, C. C. S. As tarefas organizar no Consecutivo Web. In: Feira Anual Técnico-Científica do IFSP – Campus Cubatão, 4, 2016, Cubatão, São Paulo. Anais... Cubatão/SP, 2016.

GOMES, V. S. R. ; CARVALHO, C. C. S. O desenvolvimento da versão web do software Consecutivo. In: Congresso Brasileiro de Iniciação Científica, 8, 2016, Santos, São Paulo. Anais... Santos/SP, 2016.

GOMES, V. S. R. ; CARVALHO, C. C. S. A finalidade e o processo de desenvolvimento da interface das tarefas de organização dedutiva no ambiente Consecutivo Web. In: Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia do IFSP, 1, 2016, Matão, São Paulo. Anais... Matão/SP, 2016. p. 1-4. Disponível em: http://mto.ifsp.edu.br/images/CPI/Anais/IC/2156.pdf. Acesso em: 27 out 2016.